Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas


Fazer a turma interpretar um texto é um dos maiores desafios da escola hoje. Veja como chegar lá

A compreensão de texto é uma das grandes dificuldades do ensino no Brasil. O desempenho das turmas de 4.ª série em leitura, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2001, é preocupante: 58,9% dos que fizeram a prova só são capazes de ler frases simples e 95% não conseguem compreender o que lêem.

"O sentido do que lemos depende de dois fatores: o que já sabemos sobre o assunto e a nossa competência para processar o material impresso", diz a consultora Maria José Nóbrega. Como o aluno do Ensino Fundamental tem pouco conhecimento de mundo, cabe a você desenvolver estratégias para fazê-lo extrair o máximo das páginas dos livros e adquirir autonomia.

"Todo leitor enfrenta, mais cedo ou mais tarde, escritos que são "pedras no caminho". Isso porque só somos bons nos temas que lemos habitualmente. Capítulos de livros didáticos, verbetes de uma enciclopédia, artigos ou reportagens científicas podem ser difíceis para quem não conhece o gênero ou não domina a área.

Com a criança, esses desafios ganham dimensões ainda maiores. Quer um exemplo? Muitas vezes ela sabe fazer contas, mas não consegue resolver um problema de Matemática porque não compreende o enunciado. Por isso é importante a escola toda tratar da questão. "Quem só localiza uma informação pontual não consegue estabelecer relações ou hierarquizar informações", explica Maria José. A saída é uma só: ler e escrever sempre.

Plano de aula


Seus alunos com mais autonomia

Muitos professores tentam contornar as dificuldades de leitura da turma fazendo uma espécie de tradução oral do material escrito: deixam o texto de lado e ditam o conteúdo programado. Se você age assim, não contribui em nada para que os estudantes aprendam a ler sozinhos. Eles dependerão sempre de você para interpretar o que está escrito, seja um conto na aula de Língua Portuguesa ou um texto de História. Veja como evitar isso.

Antes

     Faça um levantamento daquilo que as crianças já sabem e do que precisam aprender sobre o tema do material que será lido. Reserve um espaço no quadro-negro para anotar dúvidas e curiosidades. Esse encaminhamento deixa claros os objetivos da leitura.

     Examine o material escrito como um todo: título, subtítulo, ilustrações, tabelas etc. Isso vai permitir que a turma depreenda o tema e construa expectativas sobre o que será lido.

     Antecipe informações as quais o autor pressupõe que os leitores conheçam, mas que a turma talvez ignore.

Durante


     Encoraje os estudantes a inferir o sentido de termos ou expressões cujo sentido eles desconheçam. Mas não peça que assinalem as palavras difíceis. Preocupados em marcar o que não conhecem, muitos acabam não se concentrando no conteúdo.

     Procure, à medida que a leitura avança, ajudá-los na compreensão global: a idéia principal e seus desdobramentos. A dificuldade de estabelecer relações entre as partes do texto é um problema muito comum.

     Chame a atenção para os trechos que revelam a posição pessoal do autor.

     A cada novo texto, use os truques que ajudam a melhorar a compreensão (sublinhado, anotações etc.). Mais tarde, cada aluno será capaz de escolher o método que mais lhe agrada.

     Relacione sempre o conteúdo lido ao conhecimento prévio do grupo. Isso serve para confirmar informações, ampliar conhecimentos ou reformular conceitos equivocados.

Depois

     Ajude a garotada a fazer uma síntese do material trabalhado. Use, a cada vez, uma técnica diferente (fichamento, resumo, comentário, tabela etc.).

     Avalie com a classe o que foi lido, procurando identificar valores e crenças que possam inspirar uma reflexão sobre o assunto. Isso ajuda a formar uma opinião própria e a organizar críticas e comentários.

     Faça conexões com outros textos, filmes ou livros. Estimule a garotada a ler mais sobre o assunto e a buscar conhecimentos também fora da sala de aula.

Colaboração: Helena Fruet
Obs.: Matéria cedida pela Revista Nova Escola