Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas

Fazer a turma interpretar
um texto é um dos maiores desafios da escola hoje.
Veja como chegar lá
A
compreensão de texto é uma das grandes dificuldades
do ensino no Brasil. O desempenho das turmas de 4.ª
série em leitura, no Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) de 2001, é preocupante:
58,9% dos que fizeram a prova só são capazes de ler
frases simples e 95% não conseguem compreender o que
lêem.
"O sentido do que lemos depende de dois fatores: o
que já sabemos sobre o assunto e a nossa competência
para processar o material impresso", diz a consultora
Maria José Nóbrega. Como o aluno do Ensino Fundamental
tem pouco conhecimento de mundo, cabe a você desenvolver
estratégias para fazê-lo extrair o máximo das páginas
dos livros e adquirir autonomia.
"Todo leitor enfrenta, mais cedo ou mais tarde, escritos
que são "pedras no caminho". Isso porque só somos
bons nos temas que lemos habitualmente. Capítulos
de livros didáticos, verbetes de uma enciclopédia,
artigos ou reportagens científicas podem ser difíceis
para quem não conhece o gênero ou não domina a área.
Com a criança, esses desafios ganham dimensões ainda
maiores. Quer um exemplo? Muitas vezes ela sabe fazer
contas, mas não consegue resolver um problema de Matemática
porque não compreende o enunciado. Por isso é importante
a escola toda tratar da questão. "Quem só localiza
uma informação pontual não consegue estabelecer relações
ou hierarquizar informações", explica Maria José.
A saída é uma só: ler e escrever sempre.
Plano de aula
Seus alunos com mais autonomia
Muitos professores tentam contornar as dificuldades
de leitura da turma fazendo uma espécie de tradução
oral do material escrito: deixam o texto de lado e
ditam o conteúdo programado. Se você age assim, não
contribui em nada para que os estudantes aprendam
a ler sozinhos. Eles dependerão sempre de você para
interpretar o que está escrito, seja um conto na aula
de Língua Portuguesa ou um texto de História. Veja
como evitar isso.
Antes
Faça
um levantamento daquilo que as crianças já sabem e
do que precisam aprender sobre o tema do material
que será lido. Reserve um espaço no quadro-negro para
anotar dúvidas e curiosidades. Esse encaminhamento
deixa claros os objetivos da leitura.
Examine
o material escrito como um todo: título, subtítulo,
ilustrações, tabelas etc. Isso vai permitir que a
turma depreenda o tema e construa expectativas sobre
o que será lido.
Antecipe
informações as quais o autor pressupõe que os leitores
conheçam, mas que a turma talvez ignore.
Durante
Encoraje
os estudantes a inferir o sentido de termos ou expressões
cujo sentido eles desconheçam. Mas não peça que assinalem
as palavras difíceis. Preocupados em marcar o que
não conhecem, muitos acabam não se concentrando no
conteúdo.
Procure,
à medida que a leitura avança, ajudá-los na compreensão
global: a idéia principal e seus desdobramentos. A
dificuldade de estabelecer relações entre as partes
do texto é um problema muito comum.
Chame
a atenção para os trechos que revelam a posição pessoal
do autor.
A
cada novo texto, use os truques que ajudam a melhorar
a compreensão (sublinhado, anotações etc.). Mais tarde,
cada aluno será capaz de escolher o método que mais
lhe agrada.
Relacione
sempre o conteúdo lido ao conhecimento prévio do grupo.
Isso serve para confirmar informações, ampliar conhecimentos
ou reformular conceitos equivocados.
Depois
Ajude
a garotada a fazer uma síntese do material trabalhado.
Use, a cada vez, uma técnica diferente (fichamento,
resumo, comentário, tabela etc.).
Avalie
com a classe o que foi lido, procurando identificar
valores e crenças que possam inspirar uma reflexão
sobre o assunto. Isso ajuda a formar uma opinião própria
e a organizar críticas e comentários.
Faça
conexões com outros textos, filmes ou livros. Estimule
a garotada a ler mais sobre o assunto e a buscar conhecimentos
também fora da sala de aula.
Colaboração: Helena Fruet
Obs.: Matéria cedida pela Revista Nova Escola
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