Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas



Jogo de xadrez valoriza a criatividade e enriquece o cotidiano escolar dos alunos

Por Antônia Lúcia

Xeque-mate! O Xadrez é um simples jogo ou um grande impulsionador da imaginação, uma vez que contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio? Para a diretora da escola Municipal João Kopke, Maria do Rosário, uma das escolas participantes do Programa de Iniciação Desportiva (PID), realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Petrópolis em parceria com algumas escolas do Município, o xadrez é muito mais que um simples jogo.

"A inserção do xadrez na rotina escolar tem dado aos participantes a possibilidade de despertar o espírito reflexivo à medida que o aprendizado, aliado à prática, melhora o raciocínio lógico e a concentração. Os alunos que participam do PID, na modalidade xadrez, vêm para a escola, mesmo fora do horário escolar, e se mostram motivados e dispostos a participar, por perceberem uma significativa melhora nas demais disciplinas", explica a diretora.

Desde de 2001, época em que foi implantado o Programa de Iniciação Desportiva na Escola Municipal João Kopke, de 40 alunos, de 1. ª a 8. ª séries, fazem parte da equipe de xadrez. O ensino enxadrístico acontece todas às quartas e quintas-feiras, com duração de uma hora e meia. Os alunos do turno da manhã treinam à tarde, os do turno da tarde treinam pela manhã, sempre fora do horário de aula para que não haja nenhum prejuízo na carga horária de aula deles. "O mais interessante é que o índice de falta é baixíssimo. Eles têm total compromisso com o programa. Tem aluno que até esquece a hora de voltar para casa", enfatiza Maria do Rosário.

O que é o xadrez escolar?


São trinta e duas peças - 16 brancas e 16 pretas -, cada uma com o seu valor, divididas entre reis, damas, torres, bispos, cavalos e peões, distribuídas sobre um tabuleiro quadrado, composto por oito linhas de oito casas, com cores claras e escuras alternadamente. Aparentemente, ou seja, à primeira vista, olhando para o tabuleiro de xadrez, o aluno imagina ser apenas uma atividade lúdica ou mais uma opção de lazer.

Todavia, junto com o aprendizado e a prática, habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, paciência, autocontrole, determinação, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade e organização metódica do estudo são estimuladas criando um ambiente favorável para que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas sem o "fantasma" da obrigação.

Quem não precisa, por exemplo, ter uma boa concentração para resolver fórmulas e cálculos matemáticos? Ou ter atenção suficiente para ler e interpretar um texto? Ou, indo um pouquinho mais longe, ter uma boa memória para guardar acontecimentos e datas em uma aula de história?

Neste particular, o xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e a autoconfiança, mas por responder, de forma satisfatória, a algumas exigências da educação moderna, entre elas, a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando a sua motivação pessoal e, conseqüentemente, o seu rendimento escolar.

O Xadrez como complemento à educação escolar

Entre os diversos projetos e atividades lúdicas implantadas nas escolas, o xadrez tem superado as expectativas tanto dos professores como dos alunos. Recentemente, a equipe de xadrez da escola Municipal João Kopker participou dos Jogos das Escolas Municipais, realizado pela Prefeitura em parceria com as escolas do município envolvidas no Programa de Iniciação Desportiva (PID) e foram os grandes vencedores da disputa.

Na modalidade competição por série, os jovens enxadristas levaram as medalhas dos três primeiros lugares. Mas as surpresas não pararam por aí. No final do evento, foi divulgado o nome do campeão geral da competição. E, para felicidade de toda a escola, o grande vencedor foi o aluno Michel Fecher, da 8. ª série. Feliz, a diretora Maria do Rosário disse que a alegria em vê-los recebendo suas medalhas e troféus não tem preço.

O Xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas


Estudos de psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar e até psicológico. Assim, pode-se usar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez, visando a provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas como, por exemplo, a Matemática.

No que diz respeito à Matemática, os estudiosos afirmam que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética por trabalhar noções de troca, valor comparado das peças e controle de casas enquanto exemplos de operações numéricas elementares. Na geometria, podemos destacar as noções de verticalidade e de horizontalidade através do movimento das peças. Já na álgebra, a forma como é calculado o índice de desempenho dos jogadores é similar a um sistema de equações com "n" incógnitas.

Baseando-se nessas experiências, a diretora Maria do Rosário compartilha a afirmação de que o jogo de xadrez é um suporte pedagógico para outras disciplinas, valorizando assim a criatividade dos alunos e, ao mesmo tempo, enriquecendo o seu cotidiano escolar.

"Trata-se de um jogo que educa o raciocínio desenvolvendo algumas capacidades intelectuais inerentes ao indivíduo. No nosso caso, por exemplo, por estarmos localizados num lugar mais distante do centro urbano, o ensino enxadrístico, além de todos os aspectos positivos citados, passou a ser também uma opção a mais para a integração escola-aluno e aluno-escola, melhorando a auto-estima do alunado", finaliza.

Clique aqui e confira: As características do Xadrez e suas motivações educativas

Escola Municipal João Kopke
Tel.: (24) 2245-7626