Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas

Jogo
de xadrez valoriza a criatividade e enriquece o cotidiano
escolar dos alunos
Por
Antônia Lúcia
Xeque-mate!
O Xadrez é um simples jogo ou um grande impulsionador
da imaginação, uma vez que contribui para o desenvolvimento
da memória, da capacidade de concentração e da velocidade
de raciocínio? Para a diretora da escola Municipal
João Kopke, Maria do Rosário, uma das escolas participantes
do Programa de Iniciação Desportiva (PID), realizado
pela Secretaria de Educação e Esportes de Petrópolis
em parceria com algumas escolas do Município, o xadrez
é muito mais que um simples jogo.
"A inserção do xadrez na rotina escolar tem dado aos
participantes a possibilidade de despertar o espírito
reflexivo à medida que o aprendizado, aliado à prática,
melhora o raciocínio lógico e a concentração. Os alunos
que participam do PID, na modalidade xadrez, vêm para
a escola, mesmo fora do horário escolar, e se mostram
motivados e dispostos a participar, por perceberem
uma significativa melhora nas demais disciplinas",
explica a diretora.
Desde de 2001, época em que foi implantado o Programa
de Iniciação Desportiva na Escola Municipal João Kopke,
de 40 alunos, de 1. ª a 8. ª séries, fazem parte da
equipe de xadrez. O ensino enxadrístico acontece todas
às quartas e quintas-feiras, com duração de uma hora
e meia. Os alunos do turno da manhã treinam à tarde,
os do turno da tarde treinam pela manhã, sempre fora
do horário de aula para que não haja nenhum prejuízo
na carga horária de aula deles. "O mais interessante
é que o índice de falta é baixíssimo. Eles têm total
compromisso com o programa. Tem aluno que até esquece
a hora de voltar para casa", enfatiza Maria do Rosário.
O que é o xadrez escolar?
São
trinta e duas peças - 16 brancas e 16 pretas -, cada
uma com o seu valor, divididas entre reis, damas,
torres, bispos, cavalos e peões, distribuídas sobre
um tabuleiro quadrado, composto por oito linhas de
oito casas, com cores claras e escuras alternadamente.
Aparentemente, ou seja, à primeira vista, olhando
para o tabuleiro de xadrez, o aluno imagina ser apenas
uma atividade lúdica ou mais uma opção de lazer.
Todavia, junto com o aprendizado e a prática, habilidades
como atenção, concentração, julgamento, planejamento,
imaginação, antecipação, memória, paciência, autocontrole,
determinação, lógica matemática, raciocínio analítico
e sintético, criatividade e organização metódica do
estudo são estimuladas criando um ambiente favorável
para que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas
sem o "fantasma" da obrigação.
Quem
não precisa, por exemplo, ter uma boa concentração
para resolver fórmulas e cálculos matemáticos? Ou
ter atenção suficiente para ler e interpretar um texto?
Ou, indo um pouquinho mais longe, ter uma boa memória
para guardar acontecimentos e datas em uma aula de
história?
Neste particular, o xadrez é uma atividade primordial
por excelência, não só por atender às características
de desporto, estimulando, entre outros, o espírito
competitivo e a autoconfiança, mas por responder,
de forma satisfatória, a algumas exigências da educação
moderna, entre elas, a possibilidade de cada aluno
progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando a
sua motivação pessoal e, conseqüentemente, o seu rendimento
escolar.
O
Xadrez como complemento à educação escolar
Entre
os diversos projetos e atividades lúdicas implantadas
nas escolas, o xadrez tem superado as expectativas
tanto dos professores como dos alunos. Recentemente,
a equipe de xadrez da escola Municipal João Kopker
participou dos Jogos das Escolas Municipais, realizado
pela Prefeitura em parceria com as escolas do município
envolvidas no Programa de Iniciação Desportiva (PID)
e foram os grandes vencedores da disputa.
Na modalidade competição por série, os jovens enxadristas
levaram as medalhas dos três primeiros lugares. Mas
as surpresas não pararam por aí. No final do evento,
foi divulgado o nome do campeão geral da competição.
E, para felicidade de toda a escola, o grande vencedor
foi o aluno Michel Fecher, da 8. ª série. Feliz, a
diretora Maria do Rosário disse que a alegria em vê-los
recebendo suas medalhas e troféus não tem preço.
O Xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas
Estudos
de psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso
coadjuvante escolar e até psicológico. Assim, pode-se
usar inicialmente a motivação quase espontânea do
aluno em relação ao xadrez, visando a provocar ou
facilitar a sua compreensão em outras disciplinas
como, por exemplo, a Matemática.
No que diz respeito à Matemática, os estudiosos afirmam
que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem
da aritmética por trabalhar noções de troca, valor
comparado das peças e controle de casas enquanto exemplos
de operações numéricas elementares. Na geometria,
podemos destacar as noções de verticalidade e de horizontalidade
através do movimento das peças. Já na álgebra, a forma
como é calculado o índice de desempenho dos jogadores
é similar a um sistema de equações com "n" incógnitas.
Baseando-se nessas experiências, a diretora Maria
do Rosário compartilha a afirmação de que o jogo de
xadrez é um suporte pedagógico para outras disciplinas,
valorizando assim a criatividade dos alunos e, ao
mesmo tempo, enriquecendo o seu cotidiano escolar.
"Trata-se de um jogo que educa o raciocínio desenvolvendo
algumas capacidades intelectuais inerentes ao indivíduo.
No nosso caso, por exemplo, por estarmos localizados
num lugar mais distante do centro urbano, o ensino
enxadrístico, além de todos os aspectos positivos
citados, passou a ser também uma opção a mais para
a integração escola-aluno e aluno-escola, melhorando
a auto-estima do alunado", finaliza.
Clique
aqui e confira: As
características do Xadrez e suas motivações
educativas
Escola
Municipal João Kopke
Tel.: (24) 2245-7626
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