Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas


Alunos realizam Feira de Ciências e mostram a importância de diversificar o cardápio para se obter uma boa saúde

Por Antônia Lúcia

Trazer para a realidade dos alunos a importância de uma alimentação saudável e de uma dieta rica em verduras, legumes e frutas como sinônimo de uma boa qualidade de vida. Este é objetivo da Feira de Ciências idealizada pela Coordenadora Pedagógica Maria do Socorro e realizada por alunos e professores de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Bahiense, em Vaz Lobo.

Divididas por séries, dentro do tema "A Alimentação", cada turma ficou responsável pela apresentação de um subtema. Orientados pela professora Beatriz de Souza Tavares, a turma da 1.ª série falou sobre a importância das verduras no nosso dia-a-dia, a maneira correta de fazer a higienização, seus valores nutritivos e seu uso medicinal.

Valores nutritivos e uso medicinal

Para falar dos valores nutritivos, os "agricultores-mirins", vestidos com seus aventais, afixaram cartazes informativos, formando um grande mural, com figuras de várias verduras e seus respectivos nutrientes. Durante a Feira, os visitantes consultavam o mural e os alunos complementavam alertando sobre a existência das sustâncias nutritivas dos alimentos.

Como lavar as verduras

Usando uma bacia com água, um dos grupos da 1.ª série mostrou para os demais alunos, pais e visitantes uma das maneiras corretas de lavar as verduras. "Para facilitar a limpeza, mergulhe-as em água com uma pitada de sal e um pouco de vinagre durante 10 minutos. Assim, os bichinhos e lagartas subirão à superfície, facilitando a limpeza," explicou, convicto, um dos componentes do grupo.

Consumindo alimentos saudáveis


O subtema legumes, defendido pela turma da 2.ª série, foi escolhido de forma bastante peculiar, explica a professora Rita L. Marques. "Durante o recreio, observei que nenhum aluno da nossa turma trazia para o lanche ou comprava, na cantina do colégio, vitaminas, sucos... alimentos ou bebidas saudáveis." A partir desta observação, a professora reuniu-os e fez a seguinte enquete: Será que estamos consumindo alimentos saudáveis? Eles estão fazendo bem ao nosso organismo? Qual a importância do solo no plantio dos alimentos e quais são os cuidados que devemos ter no cultivo? E qual o mal causado pelos agrotóxicos? Com as perguntas na cabeça e o lápis à mão, os alunos iniciaram a busca nos livros, na Internet, nas revistas científicas e em outras mídias.

Ao final da pesquisa, os alunos concluíram que, em nome do aumento da competitividade e da produtividade, alguns agricultores menosprezam a segurança do consumidor final, colocando em risco a nossa saúde com o uso indevido dos agrotóxicos. "Devemos ter cuidado com o uso dos agrotóxicos, pois eles são substâncias venenosas não só para os insetos e para as pragas que comem as plantações, mas para a vida do homem em geral e para o nosso meio ambiente", garantem as alunas Vivian e Maryanna.

As frutas e a sua relação - plantio, colheita e economia

Orientados pela professora Cristiane Castro e Silva, os alunos da 3.ª série discorreram sobre as frutas e sua relação plantio/colheita e economia. Com a tabela de plantio e colheita de algumas frutas nas mãos, as crianças deram o recado ao público que compareceu à feira. Quem esteve no evento aprendeu, por exemplo, que a melhor época para iniciar o plantio da manga é no início das chuvas. Quanto à colheita, ela deve ser feita quando os frutos começam a mudar da cor verde para a amarela, e o período mais favorável do ano para sua compra vai de novembro a janeiro.

"Eles perceberam que há um tempo determinado, ou seja, o mês certo para a produção de cada fruta. Eles puderam observar que, pelo clima e condições favoráveis do solo, cada fruta possui sua 'época'. Além disso, aprenderem que quanto mais fácil o cultivo - condições do clima e época -, mais barata é a fruta", adverte a professora Cristiane Castro.


Cereais industrializados

Através de um painel explicativo, o grupo da 4.ª série, coordenado pela professora Eliane Barbosa Costa, expôs diversos grãos de cereais orgânicos - aqueles cultivados sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos - e um OGM (Organismo Geneticamente Modificado), mostrando suas origens e os seus valores nutritivos. Um dos grãos apresentados foi o milho. Os escolares falaram sobre as suas variedades de cores (amarela, verde e branca), destacando os minerais e vitaminas encontrados nestes grãos.

Num segundo momento, eles mostraram o processo de industrialização do cereal e a forma como acontece. Segundo eles, o mesmo ocorre através do sistema de degerminação, em que o grão do milho é quebrado e separado em três partes: endosperma (canjica), gérmen (parte do grão que concentra o maior percentual do óleo) e pericarpo (pele que envolve o grão).

Transgênicos X Orgânicos


"Pelo sim, pelo não, pedimos maior preocupação". Essa foi a resposta dos alunos quando questionados sobre a agricultura transgênica. "Tão importante quanto entender sobre Engenharia Genética ou Agricultura Orgânica é saber argumentar num mundo fértil de idéias e, a partir daí, posicionar-se não de forma intuitiva, mas, sim, de maneira clara e consciente, porque o que pensamos e falamos deve, cada vez mais, fazer a diferença!", acentua a professora Eliane Barbosa.

Para aprofundar ainda mais a discussão sobre o tema transgênicos X orgânicos, uma urna foi colocada à disposição dos visitantes a fim de que eles respondessem à seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra a liberação dos transgênicos por parte do governo?". Dos 153 votantes, 44 votaram a favor e 109 votaram contra a liberação, deixando, por enquanto, em evidência a necessidade de mais esclarecimentos sobre o tema em questão.

Encerrando com gostinho de quero mais


Tratando-se de uma feira cujo tema é "Alimentação", nada mais apropriado do que a degustação promovida por cada série no encerramento do evento. A 4.ª série, por exemplo, promoveu um festival de pipocas. Com milho não-transgênico, é claro! Para a coordenadora pedagógica Maria do Socorro, eventos dessa natureza dão ao aluno suporte para que ele desenvolva sua capacidade de opinar e formar idéias a partir de experiências práticas e, mais que isso, apetitosas.

Dicas de como conservar o sabor de frutas, verduras e legumes

Para conservar o colorido das beterrabas, cozinhe-as com casca e um pedacinho de caule. Para que fiquem ainda mais saborosas, adicione uma pitada de açúcar à água do cozimento.

Ao guardar o melão cortado na geladeira, envolva-o em papel alumínio e guarde em recipiente de plástico. Caso contrário, o melão absorverá odores de outros alimentos.

Para a berinjela ficar macia e não escurecer, corte-a crua e mergulhe em água com um cálice de leite por meia hora.

Para que o tomate não estrague, coloque-o em um recipiente com farinha de trigo, dentro ou fora da geladeira.

Para deixar a couve-flor mais alva e saborosa e para que ela não exale aquele seu cheiro forte, coloque meia xícara de leite na água usada para cozinhá-la.

Para cozinhar verduras, coloque na água uma colherinha de açúcar para manter a cor e o sabor natural.

As frutas só devem ser lavadas na hora de comer. Embrulhe sempre em papel alumínio antes de colocá-las no refrigerador.

Colégio Bahiense
Tel.: (21) 3351-3086/ 3391-3740