Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas

Alunos realizam Feira de Ciências e
mostram a importância de diversificar o cardápio para
se obter uma boa saúde
Por
Antônia Lúcia
Trazer
para a realidade dos alunos a importância de uma alimentação
saudável e de uma dieta rica em verduras, legumes
e frutas como sinônimo de uma boa qualidade de vida.
Este é objetivo da Feira de Ciências idealizada pela
Coordenadora Pedagógica Maria do Socorro e realizada
por alunos e professores de 1.ª a 4.ª série do Ensino
Fundamental, do Colégio Bahiense, em Vaz Lobo.
Divididas por séries, dentro do tema "A Alimentação",
cada turma ficou responsável pela apresentação de
um subtema. Orientados pela professora Beatriz de
Souza Tavares, a turma da 1.ª série falou sobre a
importância das verduras no nosso dia-a-dia, a maneira
correta de fazer a higienização, seus valores nutritivos
e seu uso medicinal.
Valores
nutritivos e uso medicinal
Para falar dos valores nutritivos, os "agricultores-mirins",
vestidos com seus aventais, afixaram cartazes informativos,
formando um grande mural, com figuras de várias verduras
e seus respectivos nutrientes. Durante a Feira, os
visitantes consultavam o mural e os alunos complementavam
alertando sobre a existência das sustâncias nutritivas
dos alimentos.
Como
lavar as verduras
Usando uma bacia com água, um dos grupos da 1.ª série
mostrou para os demais alunos, pais e visitantes uma
das maneiras corretas de lavar as verduras. "Para
facilitar a limpeza, mergulhe-as em água com uma pitada
de sal e um pouco de vinagre durante 10 minutos. Assim,
os bichinhos e lagartas subirão à superfície, facilitando
a limpeza," explicou, convicto, um dos componentes
do grupo.
Consumindo
alimentos saudáveis
O subtema legumes, defendido pela turma da 2.ª série,
foi escolhido de forma bastante peculiar, explica
a professora Rita L. Marques. "Durante o recreio,
observei que nenhum aluno da nossa turma trazia para
o lanche ou comprava, na cantina do colégio, vitaminas,
sucos... alimentos ou bebidas saudáveis." A partir
desta observação, a professora reuniu-os e fez a seguinte
enquete: Será que estamos consumindo alimentos saudáveis?
Eles estão fazendo bem ao nosso organismo? Qual a
importância do solo no plantio dos alimentos e quais
são os cuidados que devemos ter no cultivo? E qual
o mal causado pelos agrotóxicos? Com as perguntas
na cabeça e o lápis à mão, os alunos iniciaram a busca
nos livros, na Internet, nas revistas científicas
e em outras mídias.
Ao final da pesquisa, os alunos concluíram que, em
nome do aumento da competitividade e da produtividade,
alguns agricultores menosprezam a segurança do consumidor
final, colocando em risco a nossa saúde com o uso
indevido dos agrotóxicos. "Devemos ter cuidado com
o uso dos agrotóxicos, pois eles são substâncias venenosas
não só para os insetos e para as pragas que comem
as plantações, mas para a vida do homem em geral e
para o nosso meio ambiente", garantem as alunas Vivian
e Maryanna.
As
frutas e a sua relação - plantio, colheita e economia
Orientados pela professora Cristiane Castro e Silva,
os alunos da 3.ª série discorreram sobre as frutas
e sua relação plantio/colheita e economia. Com a tabela
de plantio e colheita de algumas frutas nas mãos,
as crianças deram o recado ao público que compareceu
à feira. Quem esteve no evento aprendeu, por exemplo,
que a melhor época para iniciar o plantio da manga
é no início das chuvas. Quanto à colheita, ela deve
ser feita quando os frutos começam a mudar da cor
verde para a amarela, e o período mais favorável do
ano para sua compra vai de novembro a janeiro.
"Eles perceberam que há um tempo determinado, ou seja,
o mês certo para a produção de cada fruta. Eles puderam
observar que, pelo clima e condições favoráveis do
solo, cada fruta possui sua 'época'. Além disso, aprenderem
que quanto mais fácil o cultivo - condições do clima
e época -, mais barata é a fruta", adverte a professora
Cristiane Castro.
Cereais
industrializados
Através de um painel explicativo, o grupo da 4.ª série,
coordenado pela professora Eliane Barbosa Costa, expôs
diversos grãos de cereais orgânicos - aqueles cultivados
sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos - e um OGM
(Organismo Geneticamente Modificado), mostrando suas
origens e os seus valores nutritivos. Um dos grãos
apresentados foi o milho. Os escolares falaram sobre
as suas variedades de cores (amarela, verde e branca),
destacando os minerais e vitaminas encontrados nestes
grãos.
Num segundo momento, eles mostraram o processo de
industrialização do cereal e a forma como acontece.
Segundo eles, o mesmo ocorre através do sistema de
degerminação, em que o grão do milho é quebrado e
separado em três partes: endosperma (canjica), gérmen
(parte do grão que concentra o maior percentual do
óleo) e pericarpo (pele que envolve o grão).
Transgênicos
X Orgânicos
"Pelo sim, pelo não, pedimos maior preocupação". Essa
foi a resposta dos alunos quando questionados sobre
a agricultura transgênica. "Tão importante quanto
entender sobre Engenharia Genética ou Agricultura
Orgânica é saber argumentar num mundo fértil de idéias
e, a partir daí, posicionar-se não de forma intuitiva,
mas, sim, de maneira clara e consciente, porque o
que pensamos e falamos deve, cada vez mais, fazer
a diferença!", acentua a professora Eliane Barbosa.
Para aprofundar ainda mais a discussão sobre o tema
transgênicos X orgânicos, uma urna foi colocada à
disposição dos visitantes a fim de que eles respondessem
à seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra a liberação
dos transgênicos por parte do governo?". Dos 153 votantes,
44 votaram a favor e 109 votaram contra a liberação,
deixando, por enquanto, em evidência a necessidade
de mais esclarecimentos sobre o tema em questão.
Encerrando
com gostinho de quero mais
Tratando-se de uma feira cujo tema é "Alimentação",
nada mais apropriado do que a degustação promovida
por cada série no encerramento do evento. A 4.ª série,
por exemplo, promoveu um festival de pipocas. Com
milho não-transgênico, é claro! Para a coordenadora
pedagógica Maria do Socorro, eventos dessa natureza
dão ao aluno suporte para que ele desenvolva sua capacidade
de opinar e formar idéias a partir de experiências
práticas e, mais que isso, apetitosas.
Dicas
de como conservar o sabor de frutas, verduras e legumes
Para
conservar o colorido das beterrabas, cozinhe-as com
casca e um pedacinho de caule. Para que fiquem ainda
mais saborosas, adicione uma pitada de açúcar à água
do cozimento.
Ao
guardar o melão cortado na geladeira, envolva-o em
papel alumínio e guarde em recipiente de plástico.
Caso contrário, o melão absorverá odores de outros
alimentos.

Para a berinjela ficar macia e não escurecer, corte-a
crua e mergulhe em água com um cálice de leite por
meia hora.
Para
que o tomate não estrague, coloque-o em um recipiente
com farinha de trigo, dentro ou fora da geladeira.
Para
deixar a couve-flor mais alva e saborosa e para que
ela não exale aquele seu cheiro forte, coloque meia
xícara de leite na água usada para cozinhá-la.
Para
cozinhar verduras, coloque na água uma colherinha
de açúcar para manter a cor e o sabor natural.
As
frutas só devem ser lavadas na hora de comer. Embrulhe
sempre em papel alumínio antes de colocá-las no refrigerador.
Colégio Bahiense
Tel.: (21) 3351-3086/ 3391-3740
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