Edição 31 - Ciências: Experiências de Física, Química e Geociências de dixar o cabelo em pé

A Pedagogia das Urnas

Outubro de 2002 irá marcar, para nós brasileiros, mais um momento de total mobilização social. Desta vez, em torno do processo eleitoral que recomporá a maior parte dos cargos dos poderes Executivo e Legislativo dos Estados e da União. Das urnas, sairão os mandatários que, nos próximos quatro anos, governarão o país através do exercício de mandatos no Congresso Nacional, Câmara Federal, Senado, Assembléias Legislativas, Governos de Estados e o mais precioso e cobiçado cargo político: a Presidência da República.

Passamos por uma espécie de frenesi. Observamos o envolvimento da sociedade em torno do fenômeno eleitoral. Anciãos, crianças, jovens e adultos..., todos somos, de certa forma, alcançados pela temperatura que o clima eleitoral produz. Os veículos de comunicação, a mídia, os comícios, o programa eleitoral no rádio e na TV, as pesquisas, os debates..., enfim, é a democracia brasileira passando pela prova que a pedagogia das urnas nos apresenta.

Em torno de questões tão complexas, o mundo nos observa. Afinal, temas como as dívidas interna e externa, a Amazônia, a ALCA, a violência e o mundo do trabalho, da produção e da economia tomam proporções semelhantes à grandeza do Brasil e à sua importância no contexto mundial.

Lamentavelmente, é também o momento de especulações - o mercado fica nervoso; os especuladores fazem suas "jogadas"; o dólar supervaloriza-se; as bolsas caem; o capital viaja mais apressadamente; e paira sobre o país um atmosfera de insegurança, receio, expectativa... Mas o Brasil segue em frente. E, mesmo com esses trancos, prevalece o otimismo e a esperança desse povo, que vem dando a demonstração de que caminha seguro para consolidar a democracia tão esperada e almejada.

Saímos de cada eleição com várias lições. Às vezes, erramos, mas acertamos sempre, pois aprendemos também com os erros. E, dessa vez, as urnas nos oferecerão mais motivos para compreender-mos a sua pedagogia e nos empenharmos a fim de melhorá-la a cada experiência.

Ednaldo Carvalho
Jornal Educar