Edição 31 - Ciências: Experiências de Física, Química e Geociências de dixar o cabelo em pé

Por Antônia Lúcia

Fundado em 1960, o Museu Villa-Lobos nasceu com a finalidade de preservar e difundir a obra de Heitor Villa-Lobos, que, ainda em vida, chegou a ser considerado o maior compositor das Américas. Paralelamente à preservação e contínua conservação do legado de Villa-Lobos em partituras, documentos e objetos, o Museu também tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.

Espírito inquieto, Villa-Lobos não conseguiu ficar alheio ao descaso com que a música era tratada nas escolas brasileiras e acabou por apresentar, à Secretaria de Educação de São Paulo, um revolucionário plano de Educação Musical. A aprovação do seu projeto pelo governo de São Paulo o fez mudar definitivamente para o Brasil, onde logo iniciou as suas atividades, realizando uma turnê artística pelo país. Após dois anos de trabalho, Villa-Lobos foi convidado oficialmente pelo Secretário de Educação do Rio de Janeiro, Anísio Teixeira, para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical Artística (SEMA), que introduzia o Ensino e o Canto Coral nas Escolas.

Acervo
Do acervo do Museu constam partituras manuscritas e impressas, correspondências, documentos, recortes de jornais, programas de concertos nacionais e internacionais, fotografias, filmes, discos, livros, objetos de uso pessoal, instrumentos musicais, homenagens e condecorações que registram a trajetória do homem e do compositor. O Museu permanece constantemente à procura de documentos relacionados à vida e obra de Villa-Lobos e agradece a todos os que puderem colaborar neste sentido.

Exposição
Na exposição permanente estão expostos objetos pessoais, instrumentos musicais, medalhas, condecorações e fotos representativas da trajetória artística de Villa-Lobos.

Miniconcertos Didáticos
A utilização da música no processo educativo foi um dos ideais de Villa-Lobos. Inspirado nesse ideal, o Museu Villa-Lobos, desde 1985, vem realizando o Projeto Miniconcertos Didáticos que, pela sua aceitação junto à comunidade escolar do Rio de Janeiro, tornou-se uma das principais atividades da instituição. Através de recitais didáticos, realizados sob orientação de técnicos do Museu, jovens instrumentistas em fase de profissionalização levam a música de Villa-Lobos e de outros compositores a escolares das Redes Pública e Particular de Ensino, visando à divulgação e à valorização de nossa cultura musical.

Festival Villa-Lobos
Evento de maior tradição no cenário musical brasileiro, o Festival Villa-Lobos, desde sua criação, em 1961, vem divulgando a obra do compositor e de outros brasileiros, através de concertos de música sinfônica e de câmara, espetáculos de música popular e de dança, que são realizados anualmente, nos dias próximos a 17 de novembro, data de falecimento do compositor.

Concursos Internacionais Villa-Lobos
Realizados desde 1966, os Concursos Internacionais visam à revelação de novos talentos e, principalmente, à divulgação da obra do compositor em todo o mundo.

São objetivos do Projeto:
• Desenvolver as idéias de Villa-Lobos sobre Educação Musical, visando à formação de uma consciência musical brasileira;
• Oferecer uma visão ampla da música tentando apontar, criticamente, equívocos veiculados pelos meios de comunicação de massa;
• Apresentar, através de ilustrações musicais e de rápidos comentários, os elementos essenciais da música, além de informações sobre compositores e instrumentos;
• Complementar e enriquecer, de forma lúdica e prazerosa, os trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula;
• Integrar o Museu Villa-Lobos à comunidade escolar do Rio de Janeiro;
• Criar oportunidades para que estudantes de música possam desenvolver um trabalho de caráter educativo, abrindo-lhes novas perspectivas em sua iniciação profissional;
• Possibilitar a inserção de jovens músicos no mercado de trabalho.

Onde São Realizados
Os Miniconcertos Didáticos são realizados nas dependências do Museu Villa-Lobos, ao longo do ano letivo, mediante agendamento feito, com antecedência, pelo professor. Durante o agendamento, são prestados esclarecimentos mais detalhados sobre o projeto e recolhidas informações sobre as turmas, visando à adequação do grupo musical à faixa etária dos alunos a serem atendidos. Nessa ocasião, também é oferecido ao professor material didático sobre Villa-Lobos. Os recitais acontecem em horários previstos para o atendimento aos dois turnos escolares.

Visitação:
O Museu está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h30.
Visitas orientadas para estudantes e outros grupos devem ser marcadas com antecedência.

Mais informações:
Museu Villa-Lobos: Rua Sorocaba, 200 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Tel./Fax: (21) 2266-3894, 2286-3097 ou 2539-1715.
Site: www.ibase.org.br/~mvillalobos