Edição 31 - Ciências: Experiências de Física, Química e Geociências de dixar o cabelo em pé


Projeto aguça a consciência crítica dos alunos e mostra a importância
da política no país

Por Tony Carvalho

Em ano de eleição, palavras como parlamentarismo, presidencialismo, pluripartidarismo e democracia ganham destaque nos noticiários de rádios, TVs e jornais. E para não ficar à margem dos acontecimentos políticos da nação, desde de junho, os alunos de 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, estão participando do projeto “Bê-á-bá da política”, desenvolvido pela professora de Geografia, Maria Helena Oliveira Lemos.

A proposta busca desenvolver o espírito crítico e a consciência política dos alunos, a fim de que eles se tornem verdadeiros cidadãos. “Trabalhamos com a cidadania, um dos temas transversais indicados pelos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – que devem permear as disciplinas e seus conteúdos. É importante aguçar a consciência crítica e o espírito cidadão dos alunos, despertando-os para um tema essencial à vida em sociedade”, afirma.

Na primeira etapa do projeto, os alunos receberam uma relação de palavras relacionadas à cidadania e às eleições. Após a pesquisa de seus significados, cada aluno fez uma interpretação particular dos vocábulos e elaborou um minidicionário com suas próprias palavras. Paralelamente, a professora trouxe para a sala de aula artigos de jornais sobre o assunto para serem lidos e debatidos. Na etapa subseqüente, as principais propostas apresentadas pelos candidatos foram analisadas pelos alunos. Em seguida, o material foi levado para um mural, organizado por ordem cronológica dos fatos. Já a etapa final consistirá em uma eleição simulada.

O trabalho está gerando outros desdobramentos. Os dados estatísticos dos candidatos, por exemplo, serão utilizados nas aulas de Matemática. No laboratório de informática da escola, os alunos criarão o Bê-á-bá Digital, que dará continuidade às discussões e ainda possibilitará a interatividade com alunos de outras escolas. Mas, como conciliar o conteúdo da disciplina com o projeto? “A cidadania está presente em tudo o que se faz. Como os alunos de 5.ª e 6.ª séries estão despertando para a questão da Geografia, vínhamos desenvolvendo um estudo que tem como base o bairro, a cidade, o país. E a gente continua a falar disso, só que em outro nível”, explica Helena Lemos.

No terceiro trimestre, para abordar o índice de desenvolvimento humano, a professora tratará de temas como Saúde e Educação. “O conteúdo programático deve ser atingido, mas é importante que o aluno compreenda em que áreas esses conhecimentos podem ser empregados, a fim de que ele tenha consciência de onde poderá atuar como cidadão e agente de transformação”, completa.

Para Evandro Assunção, 12 anos, aluno da 5.ª série, o projeto está fazendo com que ele entenda as atribuições de cada cargo político. “A política é importante para todos. Agora eu já sei as atribuições do Executivo e do Legislativo”, afirma Tatiane, 11 anos, que considerava o assunto muito chato. Para a aluna Amanda Alves, que passou a conhecer o significado da palavra democracia, o projeto além de ampliar o seu vocabulário, abriu os horizontes para o que está à sua volta. Thiago Muniz, 11 anos, era outro que não se interessava por política.

Agora, que passou a entender melhor a importância do tema na sua vida e na de todos os cidadãos, mudou de atitude: acompanha o horário político na televisão e conversa com os pais sobre o valor do voto.

“O projeto está dando a oportunidade de o aluno pensar, refletir, formar opinião, criticar e cobrar dos seus representantes. Dentro desse objetivo pedagógico, trabalhamos a questão do respeito, da participação e do próprio conhecimento. Tomando como base a nova postura educacional, cada aula é uma troca de experiências e uma construção contínua, na qual o conteúdo deve ser dinâmico e capaz de envolver o aluno”, encerra.

Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande
Tel.: (0xx21) 2428-2070