Edição 31 - Ciências: Experiências de Física, Química e Geociências de dixar o cabelo em pé

Professores transformam espaço ocioso em horta e dão aulas de Técnicas Agrícolas

Por Tony Carvalho

Chicória, bertalha, rabanete, cenoura, tomate e alface são alguns dos produtos plantados e colhidos nos canteiros da Escola Municipal Mozart Lago que têm ajudado a enriquecer as refeições dos alunos. Quando a escola foi construída, um espaço de 400 m2 ficou ocioso, o que trouxe algumas dores-de-cabeça para a administração. Mas o que era um problema passou a ser em uma grande solução.

Com a chegada do professor Plínio Sacramento e o apoio integral da diretora Regina Célia Moreira Gonçalves, o terreno se transformou numa produtiva horta. A partir de então, os alunos do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental passaram a ter aulas de Técnicas Agrícolas com o professor Plínio, como reforço prático nos ensinamentos de Ciências. Com isso, a escola ganhou um novo espaço pedagógico, permitindo um contato direto dos estudantes com a natureza.

Durante as aulas práticas, os alunos aprendem técnicas de reaproveitamento do solo, semeio, plantio, colheita de diferentes culturas, ciclo de vida e as diferenças entre matérias orgânicas e inorgânicas. O espaço reúne leguminosos, dracenas, musáceas e helicônias. Eles não só conhecem as características de cada uma dessas espécies como também a nomenclatura das ferramentas utilizadas em cada uma das etapas de plantio. Além de estudarem os vegetais, os jovens agricultores aprendem a produzir um composto orgânico com a varredura das folhas das árvores e de restos das culturas da própria horta, que serve para ajudar a adubar à terra.

A fitoterapia também está presente na horta da escola. Dentro desse espaço, há um canteiro com plantação de ervas medicinais como erva-cidreira, erva-doce e capim-limão, além de ervas aromáticas como manjericão, louro, alfavaca e hortelã. O espaço verde da escola conta também com um roseiral e com plantas ornamentais, que servem para a confecção de peças decorativas, utilizadas pela própria escola em dias festivos ou para tornar o ambiente da escola no dia-a-dia mais belo. “A horta é um dos frutos colhidos do projeto “Só um Sonhador Constrói o Futuro”, que ajudou a fazer da escola um lugar agradável, no qual alunos, professores e funcionários sintam-se bem”, explica Regina.

Mas o contato dos alunos com a terra também vem produzindo outros frutos. Eles passaram a discutir questões ambientais dentro e fora da escola, levando para a família e à comunidade a importância de se preservar o ecossistema. “O objetivo maior é discutir de que forma nos relacionamos com o meio ambiente, se sabemos respeitá-lo e como usufruir do ambiente sem destruí-lo. Essa é uma aprendizagem que ultrapassa os muros da instituição”, ressalta Plínio.

O trabalho conseguiu reverter a poluição interna que havia na escola e já começa a conscientizar a comunidade do bairro, que vem colaborando com a preservação ambiental do Rio das Pedras, que passa em frente à escola. Além do Ensino Fundamental, as turmas da Educação Infantil e da Educação Especial também se beneficiam do espaço. A professora desenvolve, em sala de aula, temas como as cores das folhas, as definições de flor, fruta e raiz, por exemplo, e os alunos aprendem na prática.

Segundo a coordenadora pedagógica, Lílian Santos Gomes, o trabalho com a horta está inserido em um grande projeto de transformação que vem resultando em 100% de aprovação escolar. “Estamos trabalhando com uma metodologia de projetos e influenciando os professores a desenvolver o seu conteúdo por meio deles. O trabalho com a horta é um desses projetos que alavancam essa transformação”, garante.

Para Vítor Muniz da Silva, aluno da 6.ª série, o contato direto com a horta fez com que ele passasse a enxergar o meio ambiente sob um novo olhar. Roberto Tomasi Melo, também da 6.ª série, afirma já ter bastante prática no desenvolvimento das culturas, além de dominar a nomenclatura das ferramentas. Ele repassou os conhecimentos para pessoas da comunidade e ajudou a construir uma pequena horta na casa de sua avó.

“Aos poucos, vamos mudando hábitos e atitudes dos alunos, dos familiares e da própria comunidade, disseminando a informação. É, sem dúvida, um dos papéis fundamentais da escola. Esse é o semeio mais importante que realizamos aqui. Aos poucos uma nova consciência vai germinando e os frutos serão colhidos por todos”, garante Plínio.

Algumas vitaminas encontradas em legumes, verduras e frutas:

Vitamina A
Fontes: Vegetais verde-escuros, frutas e legumes amarelos, alaranjados e avermelhados (espinafre, agrião, chicória, bertalha, couve, acelga, cenoura, beterraba, abóbora, pêssego, manga, mamão, melão etc.)

Função: Previne e combate a cegueira noturna, mantém as gengivas saudáveis, propicia o crescimento de ossos, cabelos e dentes.

Vitamina C
Fontes: Acerola, tomate, kiwi, caju, goiaba, laranja, limão, morango, abacaxi, couve-flor, espinafre, brócolis, pimentão, rabanete, repolho cru etc.

Função: Combate o escorbuto, gripes, resfriados e hemorragias. Contribui para a saúde dos dentes e gengivas. Auxilia na absorção de ferro. Evita a formação de nitrosaminas, substâncias que podem causar câncer no aparelho digestivo. É necessária para a produção de colágeno. Obs.: Dose superior a 4g pode provocar a formação de cálculos em pessoas com problemas renais. Acima de 10g causa mal-estar, diarréia e brotoejas.

Vitaminas B (B1, B2, B3, B4, B5 e B6)
Fontes: Cereais integrais, hortaliças verdes (brócolis, agrião, couve, espinafre, vagem, chuchu), leguminosas (feijão, lentilha, soja), cebola, maçã, banana etc.

Função: São essenciais para a absorção completa dos alimentos pelo organismo. São importantes para a formação de anticorpos, aumentam a resistência a doenças e ao cansaço e dão mais energia.

Vitamina E
Fontes: Alface, brócolis, espinafre, ervilha, milho, feijão etc.

Função: Favorece o metabolismo muscular, auxilia a fertilidade, previne e dissolve os coágulos sangüíneos.

Vitamina K
Fontes: Alface, couve, espinafre, couve-flor, repolho, vegetais de folhas verdes, ervilha, soja etc.

Função: Essencial para que o organismo produza protombina, substância indispensável para a coagulação do sangue. É uma vitamina anti-hemorrágica.

Ácido Fólico
Fontes: Leguminosas (feijão, soja, milho lentilha), vegetais de folhas escuras, bananas, melão etc.

Função: Atua na formação dos glóbulos vermelhos.

Escola Municipal Mozart Lago
Tel.: (0xx21) 2450-2523