Edição 31 - Ciências: Experiências de Física, Química e Geociências de dixar o cabelo em pé

Por Solange Ramos

No Dia Nacional do Folclore Brasileiro, 22 de agosto, os alunos da Classe de Alfabetização e do 1.º segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Affonso Taunay, localizada no Méier, comemoraram o 42.º aniversário da escola.

A comemoração teve início com a apresentação de duas turmas de 3.ª série, que participaram da “Oficina de Sofá de Garrafas Pet”. A diretora da Escola, Felicidade Loureiro dos Santos, ensinou, passo a passo, as crianças a fazer sofás de um e dois lugares com garrafas pet de 2 litros. Dois alunos da 4.ª série filmaram todo o processo a fim de que este possa ser apresentado, posteriormente, em outras ocasiões.

Segundo Felicidade, a oficina é uma continuidade do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela Escola desde 1994. Além de estarem limpando e protegendo o meio ambiente, os alunos desenvolvem a coordenação motora e o trabalho em equipe. “Essa oficina tem como meta principal conscientizar as crianças de que reaproveitando o lixo, ou seja, tirando essas garrafas plásticas do desuso, elas podem ser transformadas em objetos úteis para usarmos no nosso dia-a-dia. Não quero ensinar meus alunos a fazer apenas sofás com essas garrafas, mas sim vários outros utensílios que poderão ser utilizados também em suas residências”, explica a diretora da escola.

Após o final da oficina de pets, os alunos participaram de várias brincadeiras que fazem parte do folclore brasileiro, como: morto ou vivo, corrida de sapatos, corrida do saci, boca do forno, corrida de três pés, entre outras. Depois de toda essa farra, as crianças finalmente comemoraram o aniversário da escola com uma grande festa de aniversário, com direito a bolo e “parabéns para você”.

À tarde, os alunos realizaram a Oficina da Receita. Segundo a professora Cátia Cugler da Rocha, o objetivo dessa oficina é valorizar a importância da higiene no preparo de alimentos e mostrar como é possível aprender Português e Matemática de uma maneira, no mínimo, apetitosa, uma vez que os ensinamentos são passados através das receitas culinárias, utilizando as medidas e o próprio texto. “Conceitos de Matemática e Língua Portuguesa foram usados o tempo inteiro, mas de uma forma agradável e bastante propícia para o momento”, completa.

Após aprenderem conceitos básicos de Português e Matemática através das receitas do bolo, a comemoração foi encerrada com uma outra grande festa. Só que desta vez com o bolo que eles aprenderam a fazer. O “parabéns para você” não foi esquecido pelos alunos.

O Passo-a-Passo da Confecção do Sofá de Garrafas Pet:

Para confeccionar um sofá de 2 lugares são necessárias 124 garrafas pet. Vale lembrar que elas precisam ser iguais para não haver desnivelamento.


Acento do Sofá:
1.ª Etapa: Selecione 8 garrafas e corte, linearmente, abaixo da linha do rótulo. Em seguida pegue a parte da tampa e insira dentro da outra parte da garrafa, apertando até a ponta (tampa) ficar no meio (interno) da garrafa. É preciso ficar bem no centro para que a base fique bem firme.
2.ª Etapa: Depois que esse “esqueleto” estiver pronto, insira uma garrafa inteira dentro do “esqueleto” com a “cabeça” inserida no centro da outra metade. Está pronta uma base do acento do sofá. Para um sofá de dois lugares serão necessárias 16 bases.
3.ª Etapa: Depois das 16 bases prontas, pegue de duas em duas e dê duas voltas de fita isolante nas partes superior e inferior das bases. Nesta etapa, as garrafas precisam estar uma de frente para a outra.
4.ª Etapa: Depois das 8 bases prontas, pegue um bloco de duas em duas (que na verdade são quatro em quatro) e novamente dê duas voltas com a fita isolante nas partes superior e inferior, lembrando sempre que as garrafas têm de estar uma de frente para a outra.
5.ª Etapa: Depois desses 4 blocos prontos, junte os dois da mesma maneira, passando a fita isolante nas duas pontas das bases. Depois que estiverem devidamente unidas, estará pronto o pilar do acento. Neste, uma pessoa adulta já pode sentar.


Braços do Sofá:
1.ª Etapa: Será feito o mesmo processo do “esqueleto”, sendo que a pessoa colocará a garrafa inteira em outra já montada. Essa arrumação fará com que o nível do braço fique maior do que o do acento. Nesta etapa, serão necessárias 8 bases, 4 em cada lado do sofá.
2.ª Etapa: Depois dessas bases prontas, pegue de duas em duas e dê duas voltas com a fita isolante nas partes superior e inferior das garrafas. É bom lembrar que, para a estrutura do braço, as garrafas devem ser unidas uma ao lado da outra, diferente do acento, no qual é uma de frente para a outra.
3.ª Etapa: Depois, junte os 4 blocos, dois de cada lado, firme-os no acento do sofá e passe duas voltas com a fita isolante em torno do sofá. Este processo deverá ser feito nas partes superior e inferior.


Encosto:
Última Etapa: Para confeccionar o encosto, utiliza-se o mesmo processo do braço. Sendo que a pessoa deve inserir duas “cabeças”, em vez de uma, a fim de que a estrutura fique maior que a do nível dos braços. Fazer 4 bases. Depois de pronta, é só dar duas voltas com a fita isolante em todo o sofá, nas partes superior e inferior.

Pronto! Está terminado o sofá de garrafas pet. Qualquer pessoa, adulto ou criança, poderá sentar sem medo de cair. Quanto à decoração, essa parte fica por conta da criatividade e imaginação de cada um. Para incrementar a ornamentação, a diretora felicidade ensina que as pessoas podem pintar as garrafas, usar acolchoados, enfeites e outros acessórios.

Escola Municipal Affonso Taunay
Tel./Fax: (21) 2594-1154