Uma realção de amor: o livro e eu

Por Beatriz Dusi

Até agora, escrevi neste espaço resenhando livros e falando de pessoas ligadas ao meio literário. Mudei o enfoque: vou iniciar uma nova estratégia de leitura. Indicarei livros de literatura para utilização no dia-a-dia em sala de aula (Em tempo: não darei “receitas”, pois confio no discernimento do professor).

Quantas vezes a “matéria” que tem de ser administrada não apresenta atrativo algum e, quase sempre, é muito técnica? Vamos conhecer alguns títulos que, por certo, ajudarão bastante no desenvolvimento de seu trabalho.

Coleção: O Ônibus Mágico – de Joanna Cole, il. de Bruce Degen, trad. de Heliete Vaitsman (3 vol.) e Laura Neves (2 vol.) Rio de Janeiro, Rocco (Jovens Leitores).
Dona Friz é uma professora – pra lá de especial – de uma turma muito esperta e atuante. Sempre que precisa dar “matéria nova”, ela embarca com seus alunos num “ônibus escolar mágico”. As viagens são sempre surpreendentes e divertidas. Há a parte pedagógica – na qual o assunto é estudado item por item – e a fantástica – onde tudo pode acontecer e a fantasia se faz presente.
Os diálogos e comentários paralelos são muito divertidos e engraçados. Além do texto, onde a história se desenrola, há um suporte pedagógico que é apresentado em forma de pesquisa escolar (em folha de caderno). Essa turminha aprende a matéria com o maior prazer, empenho e facilidade, pois a fantasia e o fantástico são incorporados à realidade de uma forma lúdica.

No Interior da Terra – para estudar as rochas, a mestra e seus discípulos atravessam a crosta terrestre, viajam direto ao centro da Terra e saem do outro lado, pela boca de um vulcão.

Dentro do Corpo Humano – quem não gostaria de saber, tim-tim por tim-tim, como funciona o nosso corpo por dentro? Outra vez o “ônibus escolar mágico” faz um passeio e a garotada aprende in loco todo o funcionamento dos órgãos do corpo humano.

Perdidos no Sistema Solar – depois de uma visita frustrada ao planetário, Dona Friz e seus alunos embarcam no ônibus, que resolve se transformar numa nave espacial, e, atravessando a atmosfera, vão passear pelo Sistema Solar.

 

Viagem pela Eletricidade – com a ameaça de apagão aqui no Rio, é muito importante que a garotada pegue carona no ônibus e, junto com a turma de D. Friz, aprenda como é produzida a eletricidade.

Explorando os Sentidos – esta viagem vai por olho, ouvido, língua e até por um focinho de cachorro. Os alunos vão aprender sobre a ciência dos sentimentos, tanto dos seres humanos como dos animais.
O projeto gráfico tem um forte apelo visual, trabalhando com a verdade e a fantasia, com a realidade e a imaginação. Sem dúvida, esta coleção vai agradar muito aos alunos e ajudar bastante a você, professor.
Quem quer um livro indicado para alunos que acabaram de ser alfabetizados? (e de carona falar sobre bichos em geral).

De Bem com a Vida de Bia Hetzel, il. de Mariana Massarani, Rio de Janeiro, Manati.
A autora revela seu amor pelos gatos e usa palavras do vocabulário infantil, no qual os dígrafos e os grupos consonantais não têm vez e, muito menos, letras e sons que atrapalhem a leitura do leitor iniciante. As ilustrações são vivas, alegres e simples, fazendo com que as crianças se identifiquem com o texto e as figuras.
E se o assunto for “profissões”? As atuais, as antigas e as que estão em extinção?

O Faz-Tudo – de Maria Helena Hees Alves, il. de Maurício Sterchele, projeto gráfico de Adriana Caccese de Mattos, S.P., Paulinas (Col. Lua Nova Séria Pererê II).
Com que ternura Maria Helena nos fala do Sr. Faz-Tudo. É um livro que pode ser explorado pelo professor de muitas maneiras (emoção, trabalho, dedicação etc.) As ilustrações e o projeto gráfico são muito bem elaborados, resultando num objeto-livro encantador.
Criança gosta de rimas e quadrinhas. E, quando o assunto envolve uma garota e a palavrinha meio mágica “NÃO” fica na berlinda, a história (em versos) vale a pena ser lida (autoconhecimento, processo de formação do indivíduo, medo, agradar/desagradar, criança obediente/desobediente).

Quem Tem Medo de Dizer Não? – de Ruth Rocha, il. de Mariana Massarani, São Paulo, Global.
Como é difícil para uma criança sempre dizer SIM em nome dos bons costumes e da educação. Este livro faz um apanhado do dia-a-dia de uma menina, revelando seu estado emocional aos “sins” da vida. As ilustrações de Mariana, mais uma vez, nos fazem “viajar” através de seus traços marcantes e sensíveis.