Colaboração: Beatriz Dusi
Muitas são as dificuldades encontradas por professores quando se
trata do aprendizado da leitura. Esta dificuldade é compreensível,
pois a leitura é um processo que envolve diversos procedimentos
e é alvo de investigação, uma vez que não
se desenvolve de forma espontânea. Ela necessita de instrução
sistemática e quem ensina a ler precisa conhecer aspectos relevantes
para melhor planejar suas tarefas diárias. Além da escola,
a família também possui o seu papel na formação
do leitor. A estimulação de situações que
propiciem desde cedo o interesse pela leitura é algo que pode e
deve ser iniciado no lar. No Brasil, a questão da leitura envolve dificuldades que levam à repetência, evasão e fracassos escolares, pois todos os conteúdos escolares e de outras aprendizagens exigem do ser humano o domínio da leitura. |
Para
muitos autores, o conceito de consciência metafonológica
é fator importante na aquisição da leitura. Este
conceito refere-se à habilidade de se refletir sobre os sons das
palavras. Parte-se do pressuposto de que a consciência fonológica
é uma forma de metaconhecimento lingüístico e se refere
à habilidade para executar operações mentais sobre
a fala, ou seja, refletir conscientemente sobre a estrutura sonora da
fala. Logo, é difícil a compreensão desta habilidade
pela criança. Anteriormente,
acreditava-se que a criança havia aprendido a prestar atenção
no significado de uma palavra. Assim, quando fosse questionada sobre a
palavra, seria no significado que ela focalizaria sua atenção.
No entanto, a consciência fonológica requer que a criança
ignore o significado e focalize sua atenção na estrutura
da palavra (seu significante), possibilintado, desta forma, examinar e
manipular a estrutura fonológica de uma palavra, isto é,
seus fonemas. O
conceito de consciência fonológica pode ser explorado diariamente
nas atividades de alfabetização através da rima,
aliteração, segmentação e manipulação
de palavras em sílabas e, finalmente, em fonemas, seguindo esta
ordem de dificuldade. Outra atividade interessante a ser desenvolvida
é trabalhar com palavras sem sentido para levar a criança,
gradualmente, à descoberta do fonema. Apesar de ser arriscado sugerir uma única medida educativa para se dinamizar as atividades escolares, objetivando melhorar o desempenho dos alunos em leitura, o conhecimento por parte da equipe pedagógica dos aspectos específicos da leitura contribuiria muito para modificar a situação que se observa hoje em nossas escolas.
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