B com "A" faz "BÁ", "B" com "E" faz "BÉ", "B" com "I" faz "BI"..., já diziam muitos professores no tempo de nossos pais e avós. Hoje, porém, um método de alfabetização mais interessante e atraente está sendo adotado em turmas do Jardim III ao CA da Escola Paraíso Infantil Popeye, na Lagoa e em Ipanema. Ele consiste em alfabetizar com base nas notas musicais. A autora da invenção é a diretora e tecnóloga da Educação Maria da Glória Vasconcellos. E o resultado é sucesso total. Todos os professores da escola alfabetizam com o método e a diretora o utiliza em aulas até hoje.

A turma recebe um papel com uma régua que contém as notas musicais e aprende a cantar: "No dó aparece o O, no ré aparece o E, no mi aparece o I, no fá aparece o A, mas o U não apareceu. No sol, aparece o O, no lá aparece o A, no si aparece o I, mas o U não apareceu". Tudo é acompanhado por um xilofone, que estimula o ouvido musical das crianças.

O mesmo procedimento é repetido quando as crianças manuseiam alimentos em sala e têm que responder quais são as notas musicais que compõem as palavras requeijão, milho e laranja, por exemplo. E cada nota que os alunos cantam tem uma representação gestual. O objetivo é exercitar os músculos menores das mãos para que os dedos desenvolvam bem a grafia.

Nas aulas, há, ainda, apresentação de peças teatrais. Cada aluno é uma nota musical em que está faltando uma letra. A letra de uma criança tem que se combinar à de outra para formar uma nota. Notas erradas não valem. "Podemos alfabetizar de forma prazerosa, trazendo emoção para a escola. E a música acalma, desperta sentimentos, contagia. Com 23 letras se formam as palavras, mas apenas com 7 notas formamos a música. É mais fácil, portanto, lidar com as notas do que escrever", diz Maria da Glória, que aplica o método de alfabetização há 3 anos.

Depois das letras, palavras e frases são aprendidas com base nas notas musicais: "O dodói do dedão doeu"/ "Rui riu da rã do rio". Para a professora, alfabetizar não é só ensinar a ler e escrever, mas a interpretar corretamente.

Dúvidas comuns são sanadas
com facilidade

A música facilita o aprendizado e a memorização. A utilização do cedilha, por exemplo, que gera tantas dúvidas entre os alunos, também lhes é ensinada através da música: "Veja se não esquece/ Pra não cair em armadilha/ Não há palavra que comece/ Com "C" que tenha cedilha/ E antes do E e do I/ Cedilha nunca aparece/ Veja se não esquece". O uso do "M" antes do "P" e do "B" também é mais facilmente fixado através da música: "Se entre as letras M ou N/ Eu tiver que escolher/ Antes do P e do B/ Sempre M me lembro de escrever". Todas as músicas são de autoria de Maria da Glória.

Segundo o pedagogo H. Gardner, a primeira inteligência a ser despertada nos indivíduos é a musical. E Maria da Glória concorda inteiramente com ele e vai além. "Tudo é ritmo - o coração da criança batendo, o som dos brinquedos que ela pára só para ouvir", diz ela.

Expostos a tantos estímulos musicais, no Paraíso Infantil Popeye, os alunos, no recreio, preferem o xilofone, que gostam de tocar, a qualquer algazarra e já demonstram interesse em aprender a tocar piano e flauta.

O resultado da implantação do método de Maria da Glória é, segundo ela, "além do interesse redobrado dos alunos, fluência muito maior na leitura". Ela garante que sempre se preocupou com a defasagem entre os alunos. E o método foi seu meio de solucionar ou minimizar o problema. "Não aprovo promoção automática. Para o aluno não ficar defasado, é preciso fortalecer a ele e ao professor. E este foi o melhor jeito que encontrei", diz ela. Desenvolvido o método, a meta de Maria da Glória é, agora, publicar um livro ensinando tudo sobre ele, com notas explicativas sobre como o professor deve proceder. A categoria mal pode esperar para ter em mãos a publicação!

Escola Paraíso Infantil Popeye
Maria da Glória Vasconcellos

Tel: (0xx21) 511-2255 / 522-8806

Canções usadas em sala de aula