Poesia, Correspondência e Produção de Textos:

A Secretaria Municipal de Educação, através de projetos em Língua Portuguesa, estimula a produção de vários tipos de textos em sala de aula, de maneira diferente e divertida

Katia Machado e Simone de Azevedo

De Drummond a Graciliano Ramos, de Castro Alves a Cecília Meirelles, passando por Jorge Amado e pela notícia de jornal, cruzam-se discursos e comparam-se retóricas. Uma viagem por um texto faz-se viagem por vários textos, num diálogo sem fim, em que o leitor se apropria da linguagem, correndo risco de perder-se na palavra do autor para reencontrar-se nela mais rico de experiência lingüística. Pensando nisto, o governo municipal do Rio de Janeiro vem propondo, aos alunos das escolas públicas do município, um passeio literário através da poesia e da ficção, que parte das páginas dos livros didáticos e do espaço da sala de aula com destino ao mundo da Gramática e da produção de textos. Esta é a proposta do Projeto Língua Portuguesa, que cria, nas escolas do município, um movimento de reconstrução e construção de textos literários e não-literários.

Vinculado à Diretoria de Educação Fundamental, ao Departamento Geral de Educação e à Secretaria Municipal de Educação, o projeto possibilita a professores e alunos da 2ª à 8ª série entrarem em contato com textos não muito presentes, hoje, no currículo escolar. E, incluindo os projetos "Poesia na Escola", "Lendo e Escrevendo com Prazer" e "Correspondência Escolar", propicia a crianças e adolescentes produzirem textos e apreenderem conteúdos de Português de maneira diferente e divertida.

Os objetivos da iniciativa, segundo a coordenadora do Projeto Língua Portuguesa, Denise Vilardo Nunes Guimarães, é enriquecer o projeto pedagógico das escolas, estimular o contato com textos literários e a reflexão sobre eles e incentivar a produção de textos em sala de aula. Em prática há dez anos, o projeto já rendeu frutos literários de alta qualidade. E, para que o sucesso tenha continuidade, dentro e fora da sala de aula, a equipe pedagógica de Denise Vilardo organiza e ministra cursos, oficinas e seminários para a melhor capacitação dos profissionais de Educação. "No primeiro semestre, realizamos a capacitação do professor, que, com base em novas proposições, desenvolve o trabalho em suas turmas", explica Denise.

A Poesia na Escola

Levado à escola através do Projeto Língua Portuguesa, o Poesia na Escola estreou timidamente nas salas de aula, propondo que alunos e professores se tornassem poetas. E, não tendo compromisso fiel com a Teoria Poética, possibilitou o afloramento da sensibilidade de alunos e professores a produção de poesias. Atualmente, o projeto, apesar de evoluir sozinho, conta com o apoio da coordenação de uma equipe pedagógica que oferece a cada uma das dez Coordenadorias Municipais de Educação as oficinas que irão sensibilizar e preparar o professor para transitar, com desenvoltura, no mundo da poesia.

Numa segunda etapa, que normalmente se inicia no segundo semestre, é organizado um concurso de poesias entre os alunos. Toda a produção é realizada em sala de aula. "Este é um acordo que firmamos com o professor antes de admitir as inscrições. Os textos devem ser feitos dentro de sala, no horário da aula. Assim, a produção não sofre influências externas", ressalta Denise.

 

Normalmente, ao final do processo, a coordenação recebe 6 mil poesia. Para analisar toda esta produção, é formada uma comissão de professores da Secretaria Municipal de Educação e da própria rede municipal. Apenas um por cento dos trabalhos é escolhido. O prêmio para o empenho dos professores e alunos é a organização e a publicação das 60 melhores poesias. "É gratificante para os alunos saber que sua produção literária será exposta em todas as bibliotecas das escolas municipais", afirma Denise. Ainda este ano, a coordenação do Projeto Língua Portuguesa cogita usar como tema, o aniversário de 500 anos desde o descobrimento do Brasil.

Lendo e Escrevendo com Prazer

Com o objetivo de incentivar a produção de textos, o projeto Lendo e escrevendo com Prazer teve uma trajetória diferente do Poesia na Escola. Surgiu em uma exposição literária realizada em uma escola da rede municipal. Os professores da instituição organizaram o evento e convidaram integrantes do Projeto Língua Portuguesa para conhecerem livros elaborados com textos de seus alunos. A idéia de criar publicações semelhantes foi aprovada de imediato e ampliada para toda a rede municipal. E para capacitar professores para encarar o novo projeto, o Projeto Língua Portuguesa, que até então incluía oficinas e cursos de poesias, passou a incluir, também, a capacitação para lidar com os diversos tipos de textos.

 

Hoje, a primeira etapa do projeto consiste em oficinas que abordam os tipos de textos existentes. "Assim o professor estuda textos narrativos, descritivos, argumentativos ...", explica Denise. Depois, leva a teoria para as salas de aula. Nesta hora, os alunos passam a entender as diferenças que caracterizam cada texto. Os conteúdos de Gramática e Literatura também lhes são repassados para que eles possam escrever textos sabendo identificar o gênero de cada um. Letras de música, recortes de jornais, contos e fábulas, poesias e anúncios são apresentados aos alunos como exemplos de gêneros literários.

Correspondência Escolar

A pedagogia de Célestin Freinet, que sugere a instituição da correspondência escolar nas instituições de ensino é a mola propulsora do projeto Correspondência Escolar, que tem por objetivo estimular os alunos a se comunicarem por correspondência. Na primeira etapa do projeto, eles escrevem cartas para os amigos da sala de aula. Depois, os professores incentivam a troca de correspondência com outras turmas da escola. Numa terceira etapa, quando os alunos já redigem com segurança, a troca de correspondência acontece entre as escolas da rede pública. E, para garantir que o troca-troca não pare, é atualizada, freqüentemente, a listagem de escolas que participam do Correspondência Escolar.

A amplitude do projeto já está gerando comunicação até com o exterior. "Alunos nossos estão trocando correspondências com os de escolas em Portugal", orgulha-se Denise. A tecnologia da Internet também incrementa o projeto. Algumas escolas já informatizadas trocam o lápis e o papel por teclado e e-mail. "Contamos com cerca de 50 conectadas à Internet", explica.

Ganha a escola, que prepara para a vida e o mercado de trabalho. Ganham os estudantes, pois aprendem a se comunicar com desenvoltura. E comunicação é poder.

Projeto Língua Portuguesa
Denise Vilardo
Tel: 503-2335

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