A Informática ao Alcance dos Professores


Appai assina convênio com a Caixa Econômica Federal, beneficiando associados na compra de computadores

Os associados da Appai contam, agora, com mais um benefício: uma linha de crédito para financiamento na compra de microcomputadores e impressoras. A facilidade torna-se viável, graças a um convênio firmado entre a associação e a Caixa Econômica Federal. A assinatura do contrato deu-se no último dia 8, em encontro com a superintendência da Caixa, na agência de Duque de Caxias. Estiveram presentes à cerimônia, o diretor-presidente da Appai, Júlio Cesar da Costa, o editor do Jornal Appai Educar, Ednaldo Carvalho, o superintendente da Caixa, Walter Valente da Cunha, o gerente de mercado do banco, Luiz Marcelo Martins Bello, e o gerente geral da agência de Bangu, Manoel Lopes de Carvalho.

Na ocasião, falou-se sobre a importância da aquisição de computadores pelos educadores, visto que a era da globalização e da informatização prenuncia, cada vez mais, o desafio de promover o progresso do processo de aprendizagem.

Neste sentido, os computadores são a ferramenta ideal de auxílio, trazendo oportunidades de pesquisa, informação e aperfeiçoamento ao professorado. Isto sem contar que, hoje, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a nova LDB e o Proinfo - programa do Governo de informatização das escolas públicas - , aliam-se para instigar o professor a buscar novas metodologias de ensino e o computador faz-se necessário nesta fase de mudanças.

Com a parceria, os associados poderão financiar a compra de computadores e impressoras no valor máximo de R$ 5 mil. Professores que tenham até cinco anos de formação poderão obter o financiamento em até 24 meses, com juros de 3% ao ano, mais a taxa de juros a longo prazo (TJLP). Já os professores com mais de 5 anos de formação poderão financiar a compra em até 36 meses, com juros de 4% ao ano, mais a TJLP. Em ambos os casos, existe uma carência de seis meses, nos quais são pagos apenas os juros e a TJLP. Os documentos exigidos são: identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e registro profissional.

É importante ressaltar que o programa está sujeito a fechamento temporário e posterior abertura, de acordo com a política do Ministério do Trabalho.

Os professores interessados devem entrar em contato com o Departamento Social da Appai, pelo telefone 240-3234.

Índice edição16