Jornal Educar:
A Educação e os desafios do 3º Milênio

Ednaldo Carvalho

Ao adentrarmos o ano 2000 estaremos em contagem regressiva rumo ao Terceiro Milênio. Embora o tão esperado século XXI só se inicie no ano 2001, constatamos uma euforia coletiva acerca dos acontecimentos que poderão advir, já no próximo ano, afetando a humanidade e seu futuro.

O mundo passa por transformações radicais. O processo evolutivo da civilização surpreende pela velocidade do surgimento de mecanismos de organização social subordinados à Economia global e a contemporaneidade de seu modus de produção.

O agravamento da crise de valorização do capital e a recessão econômica mundial provocaram a desestruturação das forças produtivas e tiveram efeitos marcantes sobre o Brasil, acarretando o não-financiamento das pequena e média empresa nacionais e levando ao desemprego milhões de brasileiros.

Além dos efeitos danosos da hegemonia do capital especulativo, a base de produção enfrenta o reflexo dos efeitos transitórios do modelo produtivo estruturado nas últimas fases da "Revolução Industrial" para uma indústria, que, por força das exigências do mercado consumidor, inaugura novos paradigmas, advindos da revolução tecnológica e cientifica. Este novo século, por conseguinte, impõe uma contextualização da Educação do Terceiro Milênio.

 

 

São grandes os desafios da escola moderna. Sobretudo, os de uma escola que, a rigor, deve preparar as novas gerações para adequarem-se à era da Informática, da robótica, da competitividade do mercado, compatibilizando uma formação técnico-profissional com o cenário da empregabilidade e da Economia.

Tais desafios que se apresentam à Educação, em plena era dos "chips", dos satélites, dos robôs, não devem evitar que o homem permaneça identificado com a natureza humana, envolvido, continuamente, com a defesa da natureza, da justiça social, do trabalho para todos e da fraternidade em relação ao próximo.

Tomara que os nossos herdeiros do Planeta Terra, no fim deste Terceiro Milênio, possam reconhecer que, se lá chegaram com melhor qualidade de vida e formação, tal se deveu a vários fatores, mas, principalmente, ao amor de Deus e ao constante esforço dos educadores para aprimorar sempre a Educação.


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Ednaldo Carvalho
Editor do Jornal Educar