Jornal Educar: Ednaldo Carvalho Ao adentrarmos o ano 2000 estaremos em contagem regressiva rumo ao Terceiro Milênio. Embora o tão esperado século XXI só se inicie no ano 2001, constatamos uma euforia coletiva acerca dos acontecimentos que poderão advir, já no próximo ano, afetando a humanidade e seu futuro. O mundo passa por transformações radicais. O processo evolutivo da civilização surpreende pela velocidade do surgimento de mecanismos de organização social subordinados à Economia global e a contemporaneidade de seu modus de produção. O agravamento da crise de valorização
do capital e a recessão econômica mundial provocaram a desestruturação
das forças produtivas e tiveram efeitos marcantes sobre o Brasil, acarretando
o não-financiamento das pequena e média empresa nacionais e levando ao
desemprego milhões de brasileiros. |
São grandes os desafios da escola moderna. Sobretudo, os de uma escola que, a rigor, deve preparar as novas gerações para adequarem-se à era da Informática, da robótica, da competitividade do mercado, compatibilizando uma formação técnico-profissional com o cenário da empregabilidade e da Economia. Tais desafios que se apresentam à Educação, em plena era dos "chips", dos satélites, dos robôs, não devem evitar que o homem permaneça identificado com a natureza humana, envolvido, continuamente, com a defesa da natureza, da justiça social, do trabalho para todos e da fraternidade em relação ao próximo. Tomara que os nossos herdeiros do Planeta Terra, no fim deste Terceiro Milênio, possam reconhecer que, se lá chegaram com melhor qualidade de vida e formação, tal se deveu a vários fatores, mas, principalmente, ao amor de Deus e ao constante esforço dos educadores para aprimorar sempre a Educação.
Ednaldo Carvalho |