Skip Navigation Links
 Home
A Appai
Para Associar-se
Perguntas Frequentes
Programa de Projetos e Ações Sociais
Fale Conosco
Mapa do Site
Skip Navigation Links
Revista Appai EducarExpand Revista Appai Educar
Benefício Jurídico
Diversão e LazerExpand Diversão e Lazer
Benefício Caminhadas
e Corridas
Benefício SaúdeExpand Benefício Saúde
Benefício de Serviço SocialExpand Benefício de Serviço Social
SegurosExpand Seguros
Benefício Educação
Continuada
Expand Benefício Educação<br />Continuada
Benefício de Dança de Salão
Benefício Passeio Cultural
  :: Benefício Odontológico

 Informativo Odontológico



1) A dieta da gestante deve ser pobre em alimentos açucarados. Se não for possível evitar o açúcar, seu consumo deverá ser feito racionalmente, após as refeições, nunca entre as mesmas.

2) A boca do bebê deve ser higienizada com uma gaze úmida e macia, após cada mamada, para que ele se acostume com essa prática, e quando crescer terá sempre o hábito de escovar os dentes.


3) Os dentes devem ser limpos desde que aparecem na cavidade bucal, após toda e qualquer refeição e à noite. Ao deitar, o uso do fio dental começa com o aparecimento dos dentes vizinhos.


4) A visita ao dentista deve ser o mais cedo possível, antes mesmo do “nascimento” dos dentes do bebê. Nessa visita o profissional avaliará as condições gerais que interferem na saúde bucal e indicará as melhores formas para a promoção de saúde.

5) É bom começar a treinar desde cedo as técnicas de escovação, transformando-as num hábito natural da criança. Os pais devem assumir a escovação dos dentes dos filhos até que eles sejam capazes de realizá-la adequadamente (7 a 9 anos).


6) A escovação deve ser feita após toda refeição, mas a última, antes de dormir, é a mais importante, poisdurante o sono, a salivação e a deglutição diminuem, aumentando a concentração de resíduos alimentares que são utilizados pelas bactérias produtoras de doenças bucais.

7) O uso do fio dental é absolutamente necessário para remover a placa (restos alimentares + bactérias) nas áreas dos dentes onde a escova não alcança.

8) A escova deve possuir cabeça pequena e cabo reto para facilitar a limpeza de todas as regiões da boca. Cerdas macias são recomendáveis por agirem melhor entre a gengiva e por serem menos irritantes.

9) O creme dental e as soluções para bochecho devem ser utilizadas diariamente, de acordo com a orientação do dentista. O flúor é de fundamental importância para proteger os dentes contra as cáries.




10) O aleitamento materno é de fundamental importância e é o único alimento de que o bebê necessita até os 6 meses, mas, na sua falta, o leite substituto, água, chás e sucos devem ser livres de açúcar, ou com a menor quantidade possível.



11) Em torno dos 14 anos, a dentição está quase completa. Se a pessoa chegar aos 18 anos com um mínimo de cáries e sem doença na gengiva, terá maiores possibilidades de permanecer assim por toda a vida, desde que seja feita manutenção.



12) Os pacientes adultos devem ser constantemente estimulados para a manutenção de sua saúde bucal e devem saber que doenças bucais podem ser evitadas. Pergunte ao dentista como agir para manter a saúde bucal.
Apoio ao Associado (21) 3983-3200 Appai®1986 Todos os direitos reservados
Rua Senador Dantas, 117 sobreloja 211 - Centro - Rio de Janeiro
A Associação Educação Saúde Instituições