Idosa de 91 anos conclui o Ensino Médio e já pensa no Ensino Superior


Envelhecimento saudável é a base para a crescente realização de sonhos na terceira e quarta idade

E quem disse que estar na terceira idade é sinônimo de cruzar as pernas, puxar a cadeira de balanço, tecer os fios de tricô, crochê ou debruçar-se na janela e ver a banda passar? Esse tempo já passou, é o que garante a “moçada” que já cruzou a faixa dos 7.0 e segue acelerando na busca de voos cada vez mais altos e surpreendentes.

É o caso da dona Maria Pereira da Silva, moradora de Brasília, que aos 91 anos completou o ensino médio e já disse que o próximo passo é ingressar na faculdade e concluir o ensino superior, assim como fez o Sr. Walter que, aos 81 anos, terminou a sua terceira faculdade, sendo a primeira em Turismo, a segunda em Metodologia do Ensino, mais recentemente tornando-se bacharel em Direito. No caso de Walter, tudo isso só aconteceu após ter se aposentado como funcionário público. Um exemplo e inspiração para os filhos, netos e bisnetos, ele que sempre gostou de estudar diz que não quer parar por aí. “Meus planos são fazer o exame da OAB, passar e fazer um curso de especialização em direito do trabalho para ajudar as pessoas”, afirma o aluno aplicado.

Uma outra lição de superação vem do empresário Valdomiro de Souza, de 83 anos, que, mesmo já sendo formado em direito quando mais jovem, não deixou que o tempo, ou melhor, a idade lhe impedisse de realizar o sonho de fazer medicina. Com muito vigor e esbanjando vitalidade, ele prestou três vezes o vestibular de medicina, sendo aprovado na terceira tentativa.

Idosa de 91 anos conclui o Ensino Médio

Vislumbrando essa vivacidade, inteligência, bom humor, boa forma e entusiasmo dessa turma da “melhor idade”, a Appai há muito vem buscando a promoção não só de um envelhecimento saudável, através de vários programas, bem como a capacitação e o aprimoramento acadêmico e intelectual dos nossos associados através de benefícios como a Educação Continuada e a Revista Appai Educar.

Idosa de 91 anos conclui o Ensino Médio

Toda essa concentração e canalização de energia é realizada através de vários benefícios, entre eles o projeto “Terceira Idade”, voltado exclusivamente para esse público, ou seja, os associados que se preocupam com um envelhecimento saudável. O projeto é composto por diversas atividades envolvendo palestras, dinâmicas de grupo, oficinas, passeios culturais e rodas de conversa, que contribuem para o aumento da longevidade com qualidade de vida, prevenção para a redução de incapacidades e potencialização do envelhecimento ativo. Os encontros são mensais e ocorrem na sede da Associação, no Centro do Rio.

Idosa de 91 anos conclui o Ensino Médio

Como parte desse leque de oportunidades a fim de proporcionar uma vida mais alegre e saudável para seu quadro associativo, a Appai, através do benefício Dança, disponibiliza vários ritmos, que vão desde a dança de salão até o mais recente estilo da programação, que são as oficinas de Danças Urbanas e West Coasting (que estão de volta devido ao sucesso do ano passado). Para conferir esses e outros ritmos e se inscrever no 32º Baile Appai, basta acessar o site da Associação e conferir a programação.

Além disso, o Passeio Cultural realiza passeios por mais de trinta roteiros da cidade do Rio de Janeiro com indicações para todas as faixas etárias, é só acompanhar no site! E para quem gosta daquela atividade física, o benefício Caminhadas e Corridas dispõe de uma programação anual com as corridas de rua que acontecem no município do Rio de Janeiro, Baixada e Niterói. E aí, tá esperando o que para fazer parte dessa turma que se supera e surpreende todos os dias?


Por Antônia Lúcia Figueiredo | Mãe, Jornalista, Redatora, Editora-Chefe das Revistas Appai Educar e Leve.

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?