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Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro.

DÚVIDAS FREQUENTES

Com a finalidade de colaborar com seu corpo associativo no que se refere aos procedimentos para a utilização dos benefícios disponibilizados pela Appai, e diante da constatação das dúvidas mais frequentes, foi elaborado o seguinte manual resumido que ratifica as informações já consolidadas nos regulamentos, guias, listagens e outros informativos transmitidos.

Confira, nesta oportunidade, se alguns dos questionamentos a seguir equivalem à sua dúvida e verifique os esclarecimentos.
Dúvidas frequentes - Appai


1) Como devo proceder para incluir meu filho recém-nascido?

O recém-nascido, filho do associado colaborador, deve ser incluído na Appai, o mais breve possível, no prazo de 20 dias para as providências necessárias, não podendo ultrapassar 30 dias, contados da data do nascimento. Caso o(a) associado(a) colaborador(a) opte também pelo plano coletivo hospitalar de operadora contratada, terá o prazo de 20 dias para fazer a inclusão do recém-nascido, não podendo ultrapassar 30 dias, conforme estabelecido no regulamento da operadora. Para tanto, o(a) associado(a) colaborador(a) deverá comparecer à Appai com a certidão de nascimento do bebê (original e uma cópia), além da sua carteirinha Appai e do documento de identidade, em até 20 dias, para o efetivo cadastro na Operadora.

2) Como fazer para incluir uma pessoa como beneficiário agregado?

O associado colaborador deverá entrar em contato com a Appai, através do Apoio ao Associado: (21) 3983-3200, e informar a intenção de incluir o(s) parente(s) consanguíneo(s) e/ou afim(ns)(até 3º grau), sendo certo que, no ato do preenchimento da proposta específica,deverá entregar os documentos comprobatórios da relação de parentesco, isto é, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e/ou casamento do associado colaborador e do parente que deseja incluir, juntamente com documentos que comprovem esta relação.

3) Não recebi o boleto para o recolhimento da contribuição associativa. O que devo fazer?

O envio do boleto bancário, em regra, será até o dia 15 de cada mês, porém na hipótese de não recebimento até este dia o associado colaborador poderá acessar o boleto bancário através do Portal do Associado, em nosso sítio (appai.org.br) até o vencimento para pagamento em qualquer agência bancária, até o dia 20 de cada mês. Após este prazo o seu boleto bancário terá validade por mais 10 dias para pagamento somente nas agências do banco/emitente, ou seja, dia 30 de cada mês. Ainda dentro deste prazo de 10 dias, o Associado Colaborador poderá acessar o boleto através do Portal do Associado e também pagar em qualquer agência bancária. Se preferir entre em contato com a Appai, através do Apoio ao Associado: (21) 3983-3200 de segunda a sexta-feira das 7 às 21h e das 8 às 14h aos sábados. O boleto também poderá ser acessado, no caso de não recebimento, através de pedido por e-mail, código de barras, etc., portanto verifique as possibilidades no setor de Apoio. Solicitação através da página Fale Conosco, em nosso sítio (appai.org.br), ou aguardar a emissão de boleto com valores acumulados da Contribuição Associativa.

4) Como devo proceder para utilizar o Benefício Jurídico da Appai?

Você deverá dirigir-se ao Setor de Atendimento Presencial, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117 – sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro/RJ), para que, de lá, seja encaminhado ao Setor Jurídico, sendo o atendimento do benefício Jurídico realizado de segunda a quinta-feira, das 9 às 12h e das 13h15 às 16h.

5) Como faço para me inscrever para participar das aulas de Dança de Salão?

Você pode fazer sua inscrição através do Apoio ao Associado Appai: (21) 3983-3200, ou do portal do associado, no sítio da Appai (appai.org.br), informando nome completo,matrícula Appai, telefone de contato e e-mail do interessado. Para mais informações, consulte o guia do associado ou o sítio da Appai (site).

6) Preciso ir a um dos colaboradores profissionais constante da listagem para atendimento. Como proceder?

De posse do Guia do Associado, que pode ser acessado também no sítio (site), entre em contato com o colaborador profissional desejado para marcar o dia e o horário da consulta. No dia e hora marcados, compareça à consulta apresentando:

  • Cartão de identificação (carteirinha) da Appai;
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de recolhimento da contribuição associativa.


Todavia, no caso de impossibilidade de comparecimento no dia e horário marcados, informe com antecedência ao profissional colaborador com o objetivo de não prejudicar a agenda do mesmo.

7) O que deve constar no pedido de exames que não necessitam de autorização?

 Sempre lembre ao seu médico de colocar no receituário:

  • Nome do paciente;
  • Indicação clínica ou justificativa (sem rasuras);
  • Data do pedido (sem rasuras);
  • Carimbo e assinatura do médico;
  • CID 10 (com autorização do paciente).

8) O Benefício médico disponibilizado pela Appai é exclusivamente na segmentação ambulatorial, mas há hospitais e clínicas como colaborador. Eles podem atender pela Appai internação de urgência e/ou emergência?

A cobertura disponibilizada através do benefício médico da Appai foi deliberada antes da vigência da lei que regula os planos de saúde. Portanto, não há previsão de cobertura para especialidades, exames, procedimentos, etc. que não constem no rol consignado no regulamento do benefício, transportado para o guia do associado nas páginas 17 e 18. Mesmo nas hipóteses de urgência e/ou emergência também não há previsão de cobertura hospitalar e/ou internação. Lembrando que a Appai, por ser constituída na forma de associação, é classificada na ANS (Agência Nacional de Saúde) como autogestão e por isso não tem registro de plano referência.

9) Como devo proceder para receber autorização de exames?

Você deve ir ao profissional colaborador médico de sua escolha. Tendo à mão: guia de atendimento e/ou pedido médico, cartão de identificação Appai e um comprovante de identificação com foto. Os pedidos de autorização de exames somente serão realizados através do autorizador da Appai, disponível no portal dos profissionais Colaboradores, não havendo a necessidade de comparecer ao atendimento presencial da Appai e nem ligar para o Setor de Apoio ao Associado: (21) 3983-3200.

10) Como utilizar o benefício odontológico?

Após a escolha do dentista colaborador (clínico geral), disponível no guia de benefício, entre em contato com o profissional selecionado para elaboração do plano de tratamento. Lembrando que, a especialidade de clínica geral, normalmente é a mais indicada para a montagem inicial de um plano de tratamento.

Para procedimentos que necessitem de autorização prévia, entre em contato com o Apoio ao Associado (21) 3983-3200.

11) Qual o prazo de validade do plano de tratamento odontológico?

O plano de tratamento odontológico tem o prazo de validade de 90 dias.

12) O Benefício Educação Continuada oferece algum certificado de participação?

Os certificados de participação são emitidos pela Appai e assinados pelos palestrantes para os participantes que cumprirem a totalidade da carga horária de cada palestra ministrada, sendo certo que o mínimo é de 75% de frequência.

13) Como devo proceder para utilizar as pousadas conveniadas?

Você deverá telefonar para a pousada de sua preferência referida na listagem e reservar os dias de sua hospedagem, informando sua associação à Appai, fornecendo sua matrí-cula associativa e seu nome completo. É importante lembrar que, conforme esclarecimentos fornecidos pelas empresas conveniadas, o pagamento deverá ser efetuado diretamente na agência ou escritório da própria pousada, ou através de depósito bancário em favor da mesma.

14) Não recebi a Revista Appai Educar. O que devo fazer?

Entre em contato com o Apoio ao Associado, através do telefone (21) 3983-3200, e confirme se o seu endereço está atualizado e/ou completo no cadastro, pois, na maioria das vezes, este é o motivo do não recebimento. Vale salientar que as edições da Revista são bimestrais. Portanto, tenha em mãos, se possível, a referência da última edição recebida.

15) Quem pode utilizar a Assistência Funeral?

O associado colaborador, cônjuge, filhos menores de 21 anos, pais de associados colaboradores e beneficiários agregados, desde que estejam cadastrados, sem qualquer pendência de documentação e ativos na Appai com os dados pessoais atualizados. Vale lembrar que mais informações sobre a Assistência Funeral podem ser obtidas neste Guia, nas páginas 59 e 60, e também em nosso sítio (appai.org.br). No caso de falecimento de qualquer um dos segurados, entre em contato diretamente com a seguradora através do telefone: 0800 023 4600.

16) Associei-me, mas não recebi o Cartão de Identificação Appai. O que pode ter acontecido?

A carteira associativa da Appai ou cartão social de identificação serve para a constatação da filiação do Associado à Appai e integra o conjunto de documentos apresentados no momento da utilização dos benefícios, mas nas hipóteses de urgência de utilização, a sua ausência pode ser suprida por outras formas alternativas. Portanto, se for o caso entre em contato com o setor de Apoio ao Associado.

Sendo certo que, em regra, a carteira associativa será encaminhada em até 30 dias, contados do primeiro recolhimento da contribuição associativa e em alguns casos após os períodos respectivos às carências, desde que, o Associado Colaborador esteja regular no cadastro e com o recolhimento da contribuição associativa.

Após este período o Associado Colaborador poderá entrar em contato com a Appai para verificar se é o caso de irregularidade de dados cadastrais, de documentos, de recolhimentos, extravio etc. É importante ratificar que para utilizar quais quer benefícios,existe um período mínimo de carência: 02 meses. Findo este período, a Appai envia o cartão de filiação para associados que descontam em folha e que fazem o recolhimento da contribuição associativa através de boleto bancário, exceto para os benefícios médico e odontológico, onde para os determinados procedimentos que necessitam de autorização exigem carência de até é de 06 contribuições associativas (6 meses).

17) Como devo proceder para utilizar o Benefício de Serviço Social da Appai?

Você deverá dirigir-se ao Setor de Atendimento Presencial, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117 – sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro/RJ), para que, de lá, seja encaminhado ao Benefício de Serviço Social, cujo atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:30 .

18) Sou associado(a) da Appai desde 2003 e tomei conhecimento da assistência disponibilizada para as pessoas portadoras de doenças graves. No meu caso, sofro de neoplasia maligna desde 2005. Posso utilizar tal benefício?

O benefício de assistência para algumas doenças graves foi disponibilizado pela Appai através de seguradora conveniada a partir de 1º de novembro de 2009, e só terão direito à assistência os associados colaboradores e seus cônjuges que tiveram a doença diagnosticada e declarada formalmente a partir desta data, atenção para o prazo prescricional.

19) Existe possibilidade de solicitação de 2º via de carteira social através da internet?

Sim. A Appai objetivando otimizar o tempo de seus filiados criou facilidades on-line. Para verificá-las basta acessar o sítio da Appai (www.appai.org.br), entrar no portal do associado digitando sua matricula e senha, e clicar na alternativa que atender sua necessidade na ocasião. No caso de 2º via de carteira social, clicar em requisições na parte superior da tela e em seguida solicitações e segunda via de carteira. O mesmo procedimento poderá ser feito para solicitação de Guia de Benefícios, com a diferença que para solicitação de guias de benefícios, o solicitante deverá clicar na parte requisições, em seguida solicitações e Guia do Associado Impresso. Para impressão do Guia ou visualização on-line deverá clicar em requisições e Download Guia do Associado.

20) Como devo proceder na hipótese de esquecimento de senha?

Deverá o Associado acessar a página da Appai na internet no portal do associado e solicitar nova senha e está será encaminhada através de e-mail cadastrado na Appai. Caso o e-mail esteja incorreto ou não tenha sido informado, deverá o Associado entrar em contato com o setor de Apoio ao Associado para respectiva atualização.

Para mais informações, ligue a qualquer hora para o Apoio ao Associado Appai (21) 3983-3200.

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