Appai apoia mostra, visando promover o estudo das Artes Cênicas em sala de aula


A 10ª Mostra de Niterói, realizada de 12 a 24 de setembro, teve seu ápice durante a oficina “Cena Contemporânea em Jogo”, ministrada pelo professor Dr. Marcos Bulhões, nos dias 21 e 22, cujo objetivo foi levar aos participantes, entre professores e artistas, a possibilidade de reflexão sobre suas metodologias utilizadas dentro e fora da sala de aula. E a partir daí reavaliarem suas experiências sobre a ótica de uma nova leitura de mundo, em que o professor-mediador reexamina sua prática pedagógica em busca de um maior domínio das ações educativas no ensino de artes.

Com o apoio da Appai, através do incentivo e promoção das artes cênicas, Bulhões dividiu com os professores participantes e convidados conhecimento, metodologias, leituras e muita troca de informação. Pautado nas propostas de Ana May e Pina Bausch, o professor estimulou o grupo a percorrer um caminho de provocação acerca de questões, como, por exemplo, o que é arte-educação na formação dos professores? A partir dessa reflexão, a ideia foi incentivar os discentes a romperem paradigmas e resistências colocadas pelos alunos, e às vezes pela própria escola, por não entenderem de maneira clara a metodologia.

No segundo dia da oficina, após uma roda de conversa, os professores-mediadores foram convidados a viver as experiências através da movimentação do corpo, combinando sensações de tristeza, alegria e gestos da poetização da criação e da performance. Todos esses elementos tiveram como propósito valorizar o humano, com leveza e sentimento. O resultado foi a apresentação de três esquetes, realizados pelos participantes, sintetizando e dando vida a tudo o que foi passado por Bulhões.

Ao final todos falaram da experiência e o quanto foi gratificante. “Eu saio daqui renovada, energizada, acreditando que, a partir de agora, farei a diferença em sala de aula com meus alunos, para passar para eles verdadeiramente a importância da área do conhecimento da disciplina de artes”, afirmou a professora Débora Restum bastante emocionada e certa de ter encontrado um novo caminho para mudar o cenário atual.

Já a professora Simone, que é associada da Appai, ao ser perguntada sobre o que estava levando para seus alunos em sua bagagem, foi enfática em responder: “O olhar de trazer para dentro a pessoa que está de fora”. Ao ser perguntado se os objetivos foram alcançados, Bulhões disse que, como qualquer educador, espera que tudo isso possa contribuir para abrir e reconstruir caminhos dentro e fora da escola.


Deixar comentário

Podemos ajudar?