Page 35 - ppas

This is a SEO version of ppas. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

37 [ ]

vizinhança. Prefra os eletrodomésticos menos barulhen-tos e os utilize um de cada vez, pois ruídos repetitivos também incomodam e estressam muito. Quando estiver em local muito barulhento, use protetores de ouvidos.

O lixo

Um dos maiores problemas do planeta é o lixo. O Brasil pro-duz vários milhões de tonela-das por ano (média de ½ kg/ dia por habitante). Logo, não haverá mais lugar para tanto

lixo. Nem todas as cidades têm um local adequado para o depósito do lixo, os chamados aterros sanitá-rios. Além disso, há poucas áreas disponíveis para esse fim. Grande parte das cidades brasileiras encaminha seu lixo sem nenhum tratamento para os chamados li-xões ou para aterros clandestinos. Por isso, o lixo é um grande vilão do ar, do solo, da água e do ser humano. Nos lixões, ratos, moscas, baratas e outros insetos se multiplicam e podem prejudicar a saúde do homem.

O que é um Aterro Sanitário?

É o local onde o lixo é depositado dentro de valas for-radas com lonas plásticas, compactado por um trator e recoberto com alguns centímetros de terra, evitan-do atrair urubus, ratos e insetos. Gases e líquidos são coletados e tratados para evitar mau cheiro e conta-minação do ar, do solo e da água. Além disso, o lixo amontoado libera uma fumaça tóxica e inflamável, o chamado gás metano. Por isso o cheiro de um depó-sito de lixo é insuportável. O lixo também produz o chorume, um líquido que resulta da decomposição e penetra na terra contaminando os aquíferos subterrâ-neos. Os depósitos ainda envenenam o solo, porque produtos químicos chegam misturados ao lixo e se in-filtram na terra. Essas substâncias podem contaminar plantações ou reservatórios de água.

Page 35 - ppas

This is a SEO version of ppas. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »