Plantando valores


Projeto estimula a competição saudável e promove a mudança de comportamento nos alunos

 

A Copa do Mundo está chegando e com ela lembramos a importância da atividade em equipe e a dedicação para chegar a um denominador comum. A Escola Municipal Pestalozzi, localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, sabe disso e trabalha esses conceitos durante todo o ano letivo.

Em uma dessas atividades, os alunos vivenciaram a I Olimpíada do Conhecimento Pestalozzi, que teve como modalidades: Produção de Texto, Matemática e Jogo da Velha na Educação Física. De acordo com a equipe pedagógica – composta pelas diretoras Viviane Lazarini Guimarães e Nice Simeão, coordenadora pedagógica Marcia Cristina da Fonseca Cavalcante e as professoras regentes de Sala de Leitura Arilda Torres da Silva e Gilmara da Silva Nunes – as disciplinas de Artes Visuais e Inglês trabalharam a ornamentação da escola.

Também foram organizadas três fases da Olimpíada: geral, semifinal e final, nas quais os estudantes competiam por ano de escolaridade. “Todas as etapas foram eliminatórias. Os temas das produções de texto foram agregados a questões ambientais. Em Matemática, foram tratados os conteúdos de cada ano dentro de questões também relacionadas às Olimpíadas. E em Educação Física, os alunos competiram em equipes no Jogo da Velha com bambolês no chão”, explica a diretora Viviane.

Na culminância do evento, os vencedores de cada categoria foram premiados e também ocorreram diversas apresentações do grupo de dança da escola e uma homenagem a toda a equipe. “A ação foi nomeada Festa de Ação de Graças Sementes do Amanhã, porque ao final do trabalho todo o grupo percebeu mudanças no comportamento das crianças: uma semente foi plantada em cada aluno”, explica a diretora.

A educadora do 6° ano experimental, Janaina Barbosa Viana, conta que o projeto foi extremamente importante. “Houve muito empenho e participação dos alunos, o que ajudou muito no trabalho de sala de aula”, afirma. Já a docente Ana Maria Lemos de Souza Bastos, da mesma série, relata que toda a escola se mostrou envolvida na mesma atividade. “Os estudantes ficaram muito motivados e foi algo emocionante a entrega das medalhas junto às suas famílias”, garante.

Antônia Adriana Soares de Paiva, mãe do aluno Rennan Jorge de Paiva Pio – medalhista de ouro em Produção de Texto e Matemática e prata em Educação Física –, relata que o trabalho despertou um incentivo a mais, uma necessidade de estudar além do que ele já faz. “Ver nos olhos de cada estudante aquele sorriso, uns mais tímidos, outros mais despojados, porém todos juntos por um só objetivo: aplaudir os amigos, não só os que foram premiados, mas todos os que fizeram parte dele. Esse projeto ensinou as crianças a verem que são importantes. Foi um encontro maravilhoso: família e escola juntas”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Pestalozzi
Rua Severiano das Chagas, s/nº – Santa Cruz – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23510-045
Tels.: (21) 3395-0936 / 3395-1115
E-mail: empestalozzi@rioeduca.net
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?