Um prêmio que vai além do reconhecimento


Diretora de Ciep em Itatiaia conquista Prêmio Gestão Escolar

 

A diretora Angélica de Alvarenga Silva Souza, do Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, Região do Médio Paraíba, conquistou o Prêmio Gestão Escolar (PGE), na categoria “Escola Destaque Estadual”, e participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, representando o Rio de Janeiro. A unidade da rede estadual está entre as 27 instituições públicas vencedoras do país. A viagem foi realizada na primeira quinzena de março de 2018.

Durante 10 dias, a gestora pôde vivenciar a rotina de escolas norte-americanas e trocar experiências. A diretora recebeu a notícia com surpresa, durante a etapa regional, que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. “É gratificante e nos dá a sensação de estarmos no caminho certo. O intercâmbio foi a oportunidade de levar a nossa realidade para as escolas americanas e buscar novas experiências para o nosso dia a dia. Nosso foco é a melhoria contínua”, destaca Angélica.

Além do Prêmio Gestão Escolar, recentemente a diretora também conquistou o ouro em outro certame, o “Qualidade Rio”, concedido a instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro em reconhecimento à excelência do modelo de gestão. Segundo ela, as premiações são resultado de uma série de ações e devem ser compartilhadas com toda a comunidade escolar. “Temos uma equipe comprometida e amiga. Nossas atividades contam com a participação de professores, funcionários e também dos pais, com a proposta de resgatar a autoestima do aluno e reduzir os índices de abandono”, completou citando como exemplos os projetos Resgatando Vidas, Eu sou uma obra de arte e Grupo de Visitadores.

O Ciep 488 atende cerca de 700 alunos do Ensino Médio Regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No próximo ano, a unidade também vai oferecer Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. O Consed acredita no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Essa crença se materializa neste prêmio, que vem se constituindo como um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.

Concebido em 1998, desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil instituições de todas as regiões do país já participaram. A partir de 2014, o PGE passou a ser bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares, são promovidas ações de formação para os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.

 

MAS POR QUE PARTICIPAR DO PGE?

O Prêmio Gestão Escolar construiu uma metodologia própria de mobilização, desenvolveu critérios e instrumentos de seleção e adotou indicadores de boas práticas de gestão. Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade entram em um processo de autoavaliação que propicia olhar, com critérios e dimensões bem definidos, os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes. O preenchimento dessas informações constitui-se numa ação participativa de autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente de a escola ser ou não premiada. Portanto, participar já é uma ação educativa para todos os envolvidos.

Além dessas instituições parceiras, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e a ConsisTi (Assessoria Tecnológica) atuam cotidianamente junto ao Consed para contribuir com a excelência que tem caracterizado o Prêmio Gestão Escolar desde o seu surgimento.


Por Richard Günter

Fontes: Seeduc | Consed | Prêmio Gestão Escolar


Deixar comentário

Podemos ajudar?