Contextualizando | Conteúdo aprendido em sala de aula é discutido através de atividades lúdicas


Com intuito de dar autonomia ao aluno, valorizando o processo criativo de cada um e levando à construção do pensamento, a Escola Franciscana Santo Antônio da Prata, localizada em Nova Iguaçu, criou a Semana Cultural Tecnológica Franciscana. Tendo como tema gerador “Liberdade e Fraternidade – A união entre as Nações”, onde foram realizados cursos, palestras, seminários, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

Segundo a coordenadora Luciana Menegatti, a iniciativa visou desenvolver, acima de tudo, o pensamento autônomo dos discentes, uma vez que o professor foi o orientador do trabalho, levando em consideração as diretrizes para o desenvolvimento de cada projeto. “Nosso objetivo era realizar um evento que promovesse a cooperatividade científica na escola, incentivando alunos e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a planejar e executar trabalhos científicos, oferecendo a oportunidade de construir conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada”, afirma.

Para realização do projeto, foram estipuladas algumas etapas, entre as quais a montagem do estande, a apresentação cultural e a avaliação. A coordenadora explica que cada turma, após receber o país a ser abordado na mostra cultural, desenvolveu ao lado do professor-orientador o material a ser exibido no estande, junto com uma apresentação de caráter cultural, que podia envolver dança, teatro, comida ou atividades típicas de cada nação. “Além disso foi desenvolvida pelos alunos uma experiência tecnológica, envolvendo campos como ciências, criação de softwares e games, entre outros”, completa Luciana.

De acordo com ela, a culminância contou com uma programação bem organizada, com direito a boas-vindas aos pais, agradecimento aos alunos pelo desempenho e aos professores pelo apoio, além de apresentações de danças, música, jogos, jogral etc.


Escola Franciscana Santo Antônio da Prata
Estrada Dr. Plínio Casado, 2.875 – Prata – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26010-380
Tel.: (21) 2761-7170
E-mail: direção@sibsantoantonio.com.br
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?