Tesouro da humanidade


Relatório das Nações Unidas inspira criação de projeto sobre preservação da água no planeta

O ano de 2013 é considerado pela Unesco como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O projeto interdisciplinar Água, o tesouro maior da humanidade, desenvolvido pelo corpo docente do Colégio Cenecista Orlando Rangel (CCOR), foi inspirado no relatório das Nações Unidas, que alerta para a diminuição da capacidade de fornecimento de água doce em muitas regiões em decorrência das mudanças climáticas.

O objetivo do projeto foi proporcionar aos alunos o trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, assim como sua importância para a vida e para a história dos povos.

O projeto foi desenvolvido ao longo de dois meses e, durante esse período, os professores buscaram despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e a mudança de atitude com relação à preservação da água no planeta Terra.

As atividades foram organizadas de acordo com a disciplina e o ano de aprendizado dos alunos. Divididos em grupos, os estudantes foram orientados a apresentar sua pesquisa em maquetes, cartazes, experimentos e peças de teatro. O conteúdo dos trabalhos girava em torno de temas como a relação entre economia de água e preservação do meio ambiente, a importância dos rios na produção de energia elétrica, os impactos socioambientais das usinas e a riqueza cultural das populações ribeirinhas que margeiam o rio São Francisco.

“Estamos felizes em desenvolver esse projeto, pois temos a certeza de que fizemos o nosso papel e que contribuímos a favor do Meio Ambiente”, declara Ana Cristina, diretora da escola. Segundo ela, a Rede Cenecista, todo o ano, capacita seus gestores de forma a motivá-los a desenvolver ações e projetos que venham estimular a potencialidade pedagógica dos coordenadores e a participação de todos os alunos no processo pedagógico.

A culminância do projeto aconteceu em praça pública, o que possibilitou a presença de um maior número de pessoas, inclusive de alunos de uma unidade educacional vizinha ao CCOR. “Chegamos ao final desse trabalho com a sensação do aprendizado pedagógico, maior conhecimento por parte dos alunos e conscientização da população”, revela Ana Cristina.


Por: Marcela Figueiredo
Colégio Cenecista Orlando Rangel
Pça. Estefânia de Carvalho, 04 – Zé Garoto – São Gonçalo/RJ
CEP: 24440-195
Tel.: (21) 2605-8072
E-mail: contato@rccrj.org.br
Coordenadora Pedagógica: Marta Ana da Silva
Fotos: Marcelo Ávila

Deixar comentário

Podemos ajudar?