Projeto Planeta Sustentável: Uma prática possível


Para o desenvolvimento de um mundo sustentável – com economia desenvolvida – é preciso ter cotidianamente atitudes práticas de respeito e de preservação ao meio ambiente para garantia do bem-estar das futuras gerações. É pensar em consciência cidadã e uma ética de mundo tal, que diminua as desigualdades sociais e acabe de vez com tanta destruição dos recursos naturais. Tais conceitos embasaram a proposta de sustentabilidade abraçada por toda a equipe da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho, localizada em São Vicente de Paulo, no município de Araruama, que utilizou a Gincana Ecológica para envolver e mobilizar seus alunos do 6º ao 9º anos e muitos pais, para um trabalho que, entre outras questões, contribuiu para a limpeza ambiental.

O objetivo deste trabalho pedagógico foi chamar atenção para as questões da natureza visando qualidade de vida com responsabilidade no uso dos recursos naturais. E, como pontapé inicial, os professores incentivaram os alunos a debaterem sobre o descarte do lixo e o tempo de decomposição. A equipe, segundo a pedagoga Shirlene Almeida de Azevedo Vidal, entendeu a urgência de se trabalhar a reciclagem de materiais descartados na natureza – ou seja, o lixo.

“No primeiro momento propusemos trabalhos com pesquisas e debates sobre alguns temas em sala de aula: saneamento básico, desperdício de alimentos, reaproveitamento alimentar, descarte do lixo, reciclagem, compostagem, problemas ambientais e formas de sustentabilidade”. Ela afirmou que, para elucidar as muitas dúvidas que iam surgindo ao longo das pesquisas, foram convidados técnicos da Secretaria Municipal de Meio ambiente para ministrarem palestras sobre sustentabilidade, reciclagem e formas de descarte do lixo.

Os ensinamentos estão baseados no famoso conceito dos cinco Rs para a preservação da natureza (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Com isso, toda a comunidade escolar passou a entender quais produtos seriam danosos ao meio ambiente e à saúde. Dessa forma, reduziu-se o consumo desnecessário, buscando-se reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar e, por fim, reciclando materiais.

Munidos de luvas, vassouras, pás, sacos de lixo e câmeras fotográficas, os alunos realizaram uma caminhada ecológica pelo bairro. Eles foram orientados a observar as condições ambientais do meio em que vivem e aproveitaram para coletar materiais, posteriormente encaminhados para reciclagem. “Com esta ação, além da contribuição para limpeza do bairro, consolidaram ainda mais a aprendizagem”, salientou a pedagoga.

Em seguida, docentes e alunos organizaram a gincana ecológica interdisciplinar, com abordagens socioambiental, sociocultural e socioesportiva. A pontuação de cada equipe estava relacionada com a arrecadação de determinado número de latas, alumínio, ferro, vidro, garrafas plásticas e papelão, cuja finalidade era a de serem utilizados pelos próprios alunos na confecção de brinquedos e em trabalhos artísticos. O excedente do material arrecadado foi encaminhado a uma empresa de reciclagem.

O trabalho favoreceu a II Feira de Ciências da escola, onde os alunos puderam demonstrar o que aprenderam, através de dramatizações, desfile com roupas recicláveis, experiências físicas e químicas, além de sugestões de práticas de reaproveitamento do lixo, assim como confecção de brinquedos.

Para além da animação no desenvolvimento do trabalho, a atividade tem se revelado exitosa ante a visível mudança comportamental de toda a comunidade escolar. “Aprendemos direitinho a lição de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado e, assim, evitam-se os impactos sobre o planeta causados pelo consumo exagerado de produtos industrializados”, concluiu Shirlene Almeida de Azevedo Vidal.


Por: Sandra Martins
Escola Municipal Vereador Edmundo P. de Sá Carvalho
Rua Tunísia, s/nº – Loteamento Santana – São Vicente de Paulo – Araruama/RJ
CEP:
Tel.: (22) 2665-5345
Pedagoga: Shirlene Almeida de Azevedo Vidal
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?