Guia Histórico | Cidade das Artes


Imponente e moderno projeto arquitetônico do francês Christian Portzamparc, com suas velas de concreto içadas entre o mar e as montanhas da Zona Oeste carioca, a Cidade das Artes já é um marco. Tornou-se ponto de referência na cidade por seu desenho arrojado e por levar a uma região carente de espaços para apresentações artísticas de qualidade um polo cultural que oferece, entre outras instalações, uma das mais bem equipadas salas de espetáculos da América do Sul.

Um importante espaço de difusão cultural é a sala de leitura, montada para atender a população com acervo impresso e virtual e realizar ações envolvendo leitura, livros, além de arte e educação. As atividades, que são gratuitas, ocorrem em todos os espaços livres da Cidade das Artes, com contação de histórias, saraus poéticos, encontros com autores e ilustradores e troca de livros. A ideia é abrir as portas para a população de todas as idades e níveis sociais. A sala de leitura é totalmente informatizada e, além de livros, oferece DVDs e CDs para consulta.

A Fundação Cidade das Artes, por meio de seu programa de Arte e Educação, apresenta um leque de atividades literárias e artísticas destinadas às crianças e jovens das escolas, às famílias e a participantes individuais, como:

Visitas guiadas: sendo um prédio premiado por sua arquitetura, a Cidade das Artes tem um projeto especificamente para apresentar sua construção e suas curiosidades arquitetônicas aos interessados, além de visitas guiadas a exposições temporárias.

Sala de leitura: espaço público de leitura, com acervo de literatura, artes e periódicos, em suporte impresso ou digital, preparado para receber crianças, jovens e adultos. A sala contém um conjunto com mais de 4.500 títulos, onde os leitores podem fazer, mediante inscrição, os empréstimos de livros. O local também é reservado para estudos e pesquisas, com computadores e rede wifi.

CineArtes: exibições de filmes que homenageiam a cada mês um diretor, ator ou tema relevante da história da sétima arte. Em algumas sessões, há debates com o diretor do filme exibido ou especialistas da área do audiovisual.

Projeto Cidade Literária: consiste na realização de atividades culturais, tendo como eixo principal os textos literários em diálogo com outras linguagens artísticas. A programação promove encontros com escritores e ilustradores, narradores de histórias, oficinas de textos, saraus poéticos e musicais, exibição de filmes e peças baseados em textos literários, troca de livros, lançamentos e espetáculos musicais.

Livro Fora da Estante: uma ideia que tem por objetivo o intercâmbio de obras. Os leitores podem levar um livro de literatura e trocá-lo por outro nas mesas de trocas.


Cidade das Artes
Av. das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22793-080
Tel.: (21) 3325-0102
E-mail: contato@cidadedasartes.org
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 10 às 18 horas

Deixar comentário

Podemos ajudar?